As prisões aconteceram há três dias, mas tinham sido mantidas em sigilo para não atrapalhar as investigações.
2019-05-05 15:45:22
A 5ª Delegacia Regional de Campo Maior divulgou, no início da tarde deste domingo (05/05), que prendeu cinco suspeitos de pertencerem à quadrilha que explodiu duas agências bancarias na cidade de Campo Maior no dia 30 de abril. As prisões aconteceram há três dias, mas tinham sido mantidas em sigilo para não atrapalhar as investigações.
Nesta manhã, a polícia militar trocou tiros com outro grupo da quadrilha e matou cinco homens na zona rural de Cocal da Estação. Dos cinco suspeitos mortos, quarto são naturais do estado de Minas Gerais. Um conseguiu fugir. Segundo o comandnate do 15º BPM de Campo Maior, major Etevaldo Alves, outro grupo estaria na mata entre as cidades de Barras e Batalha.
“Eles não são de Campo Maior e foram presos em outras cidades e nem foram trazidos para Campo Maior. Eles pertencem a quadrilha que explodiu os bancos em Campo Maior. Era um terceiro grupo da quadrilha. Um continua cercado pela polícia e o outro foi morto nesse domingo” disse o Chefe de Cartório da delegacia, Baker Martins.
Baker disse que não podia repassar muitos detelhas, mas afirmou que entre os presos têm cearenses. São eles: Dyego Harmando Cardoso Rocha, Hassan Rufino Borges Prado Aguiar, Emerson Souza Da Silva, Vinicius Pereira Da Silva Junior, Josenverton dos Santos Sousa. (Hassan Prado é filho do ex-comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Prado.) Hassan Prado chegou a ser preso acusado de ser o mentor da morte de Leonardo Almeida, no dia 15 de setembro na cidade de Nazária, localizada a menos de 50 km da capital Teresina. O motivo do crime seria passional.
Após confronto com policiais na região de Cocal, cinco suspeitos de praticarem roubo as agências bancárias da cidade de Campo Maior foram mortos.
A Secretaria de Segurança Pública informa que na manhã deste domingo (05), após confronto com policiais na região de Cocal, cinco suspeitos de praticarem roubo as agências bancárias da cidade de Campo Maior foram mortos após confronto com a polícia.
Outros envolvidos no crime continuam escondidos na mata entre os municípios de Batalha e Barras. Foram apreendidos armamentos, carros e explosivos. Participaram da ação policiais do GRECO, Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Polícias Civil e Militar de Campo Maior, Piracuruca, Piripiri, Barras, Batalha, RONE, BOPE, Divisão de Operações Especiais da PC-PI e COTAR do Ceará com apoio aéreo.
As diligências continuam em várias regiões com o reforço de mais policiais para captura dos demais membros do grupo criminoso.
Dos 05 mortos, quatro já foram identificados pela polícia.
Confronto ocorreu em Cocal da Estação. Outros seis criminosos conseguiram fugir e a polícia continua em diligência.
2019-05-05 09:49:08
Cinco suspeitos dos assaltos ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal de Campo Maior foram mortos durante confronto com a polícia em Cocal, Norte do Piauí, na madrugada deste domingo (5). Outros seis criminosos conseguiram fugir e a polícia continua em diligência.
"Eles tiveram um confronto com a polícia na localidade Videl, zona rural de Cocal, por volta das 4h. Na ação, quatro criminosos foram mortos e dois conseguiram fugir. Nenhum policial ficou ferido", informou o tenente Carvalho, da Polícia Militar de Cocal.
O secretário de segurança, Fábio Abreu, confirmou ao G1 que o quinto suspeito morreu durante a fuga. Mais seis teriam fugido e as equipes da polícia estão em perseguição aos criminosos. Os corpos foram encaminhados para o hospital de Cocal.
Fábio Abreu descartou que os cinco homens presos em Chapadinha, no Maranhão, tiveram participação dos assaltos em Campo Maior. "Vamos continuar em busca deles e até o momento seis criminosos conseguiram fugir", informou.
Na quinta-feira (2), a polícia localizou na cidade de Batalha o segundo veículo usado nas explosões das agências. Na segunda-feira (30) à noite, um grupo de criminosos divididos em dois veículos trocaram tiros com PMs em Piracuruca e conseguiram fugir, abandonando um dos carros. Até o momento, não há informações sobre os valores levados dos bancos.
Policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) investigam o caso, assim como a Polícia Federal, já que houve ataque à agência da Caixa.
Entenda o caso
Um grupo formado por mais de 10 homens explodiu duas agências bancárias ao mesmo tempo em Campo Maior, a 80 km de Teresina, na madrugada de terça-feira (30). Três pessoas foram feitas reféns e liberadas durante a fuga dos criminosos na entrada da cidade. Ninguém ficou ferido.
As duas agências ficam a menos de 200 metros de distância uma da outra. De acordo com o major Etevaldo Alves, comandante da Polícia Militar de Campo Maior, o grupo fez disparos com fuzis pelas ruas da cidade, na intenção de causar medo nos moradores.
O G1 teve acesso a imagens de uma câmera de segurança, que mostram o momento em que os criminosos explodem a Caixa Econômica Federal em Campo Maior, uma das agências alvo. Outro vídeo mostra os bandidos chegando à cidade no carro.
Nota da secretaria de segurança:
A Secretaria de Segurança Pública informa que na manhã deste domingo (05), após confronto com policiais na região de Cocal, cinco suspeitos de praticarem roubo as agências bancárias da cidade de Campo Maior foram mortos após confronto com a polícia. Outros envolvidos no crime continuam escondidos na mata entre os municípios de Batalha e Barras. Foram apreendidos armamentos, carros e explosivos.
Participaram da ação policiais do GRECO, Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Polícias Civil e Militar de Campo Maior, Piracuruca, Piripiri, Barras, Batalha, RONE, BOPE, Divisão de Operações Especiais da PC-PI e COTAR do Ceará com apoio aéreo.
As diligências continuam em várias regiões com o reforço de mais policiais para captura dos demais membros do grupo criminoso.
Uma violenta colisão na Avenida Tomaz Rebelo, próximo ao Gasparzinho. Um Porsche perdeu o controle após a rotatória, colidiu em um Gol e foi parar embaixo da carroceria de um caminhão. O fato ocorreu por volta de 23h20 deste sábado (4). Após o acidente, o motorista, que não foi identificado, se evadiu do local.
Populares disseram que amigos relataram que o motorista, que é de Ubajara - CE, já está no Hospital, pois queixava-se de dores por conta de uma pancada na cabeça.
Menor acusado de tráfico e mulher com celular roubado também foram conduzido à delegacia na mesma operação
2019-05-04 19:03:20
A Polícia Militar de Piripiri capturou, no Residencial Abdias Monteiro, dois detentos que haviam fugido do CEM (Centro Educacional do Menor), localizado em Teresina. Um terceiro indivíduo e uma mulher também foram conduzidos à delegacia, na tarde deste sábado (4).
Mateus Marques Reis, 19 anos, preso por assalto, natural de Floriano, e G. T. D., 17 anos, homicida, natural de Júlio Borges, afirmaram ao PiripiriReporter.com que fugiram, na última terça-feira, após serrarem as grades e simplesmente pularem o muro. Eles complementaram revelando que uma pessoa de Piripiri foi buscá-los. Essa pessoa é um menor, também foi pego nesta tarde. Ele também era foragido do sistema, quando estava apreendido por tráfico de drogas.
Os três citados acima estavam na casa de uma mulher identificada como Maria de Jesus, que estava em prisão domiciliar após ter sido presa por tráfico. Na delegacia, constatou-se ainda que o celular que estava com ela era produto de roubo.
A Funeral Prev Piripiri irá realizar, sábado, dia 11, um evento em homenagem às mães clientes da empresa. Haverá sorteio de prêmios, café da manhã e mensagens às homenageadas do mês. Será a partir das 8h.
Mães que não são clientes também podem comparecer e aproveitar para conhecer a empresa, nesse momento de confraternização.
Posto Piripiri faz Feirão dos Pneus, com Goodyear a partir de R$ 179 e montagem gratuita.
http://piripirireporter.com/galerias/zoom21929-posto-piripiri-faz-feirao-dos-pneus,-com-montagem-gratuita--350.jpg
A Reitoria do Instituto Federal do Piauí (IFPI), zelando pelo princípio da transparência na gestão pública, vem prestar esclarecimentos à sua comunidade acadêmica e à sociedade piauiense acerca da situação instalada a partir do Decreto 9.741, de 29 de abril de 2019, que contingenciou recursos destinados à educação em todo o país. O Decreto gerou, para o IFPI, um bloqueio imediato de mais de R$ 18 milhões, que representa cerca de 30% do que estava previsto como orçamento anual de custeio para a instituição, que era de R$ 63.739.605,00.
O valor bloqueado é maior do que o planejado para ser investido no ano de 2019 com toda a Política de Assistência Estudantil no IFPI. É deste orçamento, que já vem sofrendo cortes nos últimos 3 anos, que o IFPI executa, entre outras ações, contratação de serviços de ampliação, melhoria e conservação de infraestrutura, ações de ensino, pesquisa e extensão, segurança, Política de Assistência Estudantil e qualificação de servidores.
A manutenção do bloqueio destes valores comprometerá substancialmente a manutenção de vários serviços prestados pelo IFPI à sua comunidade acadêmica e, consequentemente, à sociedade piauiense: atividades de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas, organização e participação em eventos acadêmicos, qualificação de servidores (através de Mestrados e Doutorados Interinstitucionais - MINTER/DINTER), diárias e passagens, serviços de segurança e, mais grave, transporte escolar, alimentação, moradia e Programas de Assistência Estudantil para alunos em situação de vulnerabilidade social.
Ressaltamos que o IFPI é uma Instituição secular que tem prestado grande serviço não apenas promovendo uma educação de excelência, mas, sobretudo, levando educação, arte, cultura e possibilidades de uma vida melhor para jovens e adultos de todas as classes sociais e em todas as regiões do Piauí e de estados vizinhos, já que está presente fisicamente em 18 cidades, através de 20 campi e da Reitoria, que atendem mais de 25 mil alunos em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.
Diante da situação, nesse primeiro momento, foi solicitado aos campi que ajustassem suas despesas para manutenção do funcionamento. Tal adequação é decisão de cada campus de acordo com sua realidade, visando à manutenção da assistência estudantil, transporte e funcionamento dos refeitórios.
De 7 a 9 de maio o Reitor do IFPI, professor Paulo Henrique Gomes de Lima, estará reunido em Brasília com os demais reitores que compõem o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), traçando estratégias de enfrentamento do atual cenário. Na oportunidade estará presente o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Ariosto Antunes Culau, para quem será exposta a grave situação instalada com tamanho contingenciamento. Também está prevista, para o dia 10 de maio, uma reunião entre a Diretoria do CONIF e o Ministro da Educação, Abraham Weintraub.
O Instituto Federal do Piauí reitera que a oferta de educação de qualidade é prioridade na instituição e esclarece à comunidade que medidas para a manutenção desta oferta estão sendo buscadas incansavelmente por seus gestores.