SINTE Regional Piripiri faz live comemorativa com música ao vivo e sorteio de prêmios para sócios
2020-10-29 15:56:02
Acima, detalhes da live alusiva ao Dia do Servidor Público.
Acima, detalhes da live alusiva ao Dia do Servidor Público.
O Ministério Público Eleitoral, através do promotor Fernando Soares de Oliveira Junior, com atuação na 3ª Zona Eleitoral de Parnaíba, ingressou na última quinta-feira (22) com uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o prefeito e candidato à reeleição Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), a filha Maria das Graças de Moraes Souza Nunes (Gracinha), o candidato à vice Carlos Alberto Santos de Sousa (Beto) e a candidata a vereadora Adenya Sousa e Vasconcelos, acusados de abuso de poder econômico, tendo em vista que os mesmos teriam feito uso de recursos da Prefeitura de Parnaíba para cooptar apoio político junto aos enfermeiros municipais, através do pagamento de horas "extras fictícias".
A investigação foi deflagrada após o vazamento de um áudio, em que o candidato a vice fala sobre o esquema com uma mulher que seria intermediária dos demais beneficiários da fraude.
Segundo a denúncia, teria ocorrido uma suposta negociação entre o candidato a vice e atual secretária de gestão, Gracinha, com representantes dos enfermeiros municipais, em especial os profissionais lotados na rede de Atenção Básica de Saúde.
Na ação, consta a descrição de um áudio de uma suposta funcionária que teria dito: “Renata a proposta é porque como o SAMU conseguiu aquela gratificação e como não tem mais tempo hábil, nem legal, pra poder estender pra gente, o sindicato tá chovendo no molhado, não vamos conseguir porque é lei, não tem como estender, até onde eu sei, não tem como estender aquele benefício pra o PSM e pra gente, porque era só até dia 15 de agosto, então já foi [...] Então essas horas extras vai ser tipo pra compensar o que a gente já trabalhou e a gente não ganhou. E aí ele pediu a relação, né?! Dos profissionais efetivos da atenção básica do PSM, pra poder me incluir na folha de pagamento, não sei se dá ainda esse mês, né?! Eu queria que desse já esse mês, pra gente receber agora esse mês até dezembro entendeu? E aí a partir de janeiro, se eles vencerem, e o Beto sendo vice-prefeito a gente vai continuar as nossas negociações em relação ao nosso plano de cargos e carreiras, em relação a incorporação da gerência ao nosso salário, né?! Tudo aquilo que a gente já pleiteou anteriormente, entendeu?! Foi isso que a gente conversou basicamente.”
O promotor juntou aos autos a publicação feita na rede social Facebook, na página de Adenya Sousa Vasconcelos, informando que ocorreu a referida reunião constante nos áudios e também dois contracheques, um do mês de julho e outro de setembro de 2020. No contracheque de julho não consta a informação da prestação de nenhuma hora extra, já no mês de setembro consta o recebimento de R$ 916,77 (novecentos e dezesseis reais e setenta e sete centavos de real) a título de horas extras
O MPE pede a condenação dos representados com a sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição em que se verificaram os abusos contidos na denúncia, bem como a pena de cassação do registro de candidatura ou, em caso de julgamento após o pleito e em caso de eleição destes, do diploma, e por consequência do mandato.
Outro lado
Procurado na manhã deste sábado (24), o advogado do prefeito Mão Santa, João Rocha Júnior, informou que está formalizando defesa da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). Conforme o advogado, os enfermeiros estão trabalhando nesta pandemia em horário extraordinário e não há nada de ilegal no pagamento das horas extras trabalhadas.
Confira a nota na íntegra:
A categoria vem trabalhando nesta pandemia na linha de frente, e tem trabalhado em horário extraordinário, pois precisam preencher dados estatísticos, preencherem planilhas, fazerem teleatendimento para o acompanhamento da covid-19, ficam de prontidão, e horas extras não são ilegais.
O município não pagou horas graciosas não o pessoal da saúde vem se desdobrando e graças ao trabalho contínuo dos profissionais da saúde, em especial os enfermeiros (as). Nós advogados da coligação e do Prefeito MÃO SANTA estamos formalizando a defesa da AIJE, estamos aguardando as partes serem devidamente citadas a partir daí teremos prazo de 5 dias para protocolar a defesa e juntar as provas e rol de testemunhas.
Podemos amanhã ou depois marcarmos para melhor esclarecer todos estes fatos que levaram o MP ser induzido em erro, tudo será juridicamente esclarecido e provado, o Digno representante do MPE se baseia sua AIJE em denúncia feita por um blogueiro sem credibilidade nenhuma, mas foi bom assim os representados terão oportunidade de mostrarem suas incoerências.
Não há nada de ilegal no pagamento mais que devido das horas extras trabalhadas pela categoria dos enfermeiros.
Fonte: GP1
O Armazém Paraíba de Piripiri está sempre com novidades no setor de moda. Nas imagens, algumas delas apresentadas pela modelo Mariana Medeiros.
A Delegacia de Polícia Civil do 2º Distrito Policial de Piripiri, nessa segunda-feira (27), comandada pelo delegado Ricardo Oliveira, através do setor de investigação, deu cumprimento ao mandado de busca e apreensão/internação provisória expedido em desfavor do adolescente G.M.S. (16 anos), em decorrência da prática de vários furtos em residências da cidade.
Após a realização das comunicações necessárias ao Poder Judiciário, o adolescente foi encaminhado ao Centro de Internação Provisória (CEIP) em Teresina para aguardar julgamento dos Processos de Apuração de Ato Infracional que tramitam na comarca.
O adolescente cortava as cercas elétricas para cometer o furto em residências localizadas Vista Alegre, Matadouro e em algumas próximas a AABB.
Um homem foi preso após denúncias de que estaria cometendo abusos sexuais contra uma cadela no município de Piripiri, mais precisamente no bairro Floresta.
A prisão ocorreu nesta terça-feira (27). A denúncia partiu, formalmente, da Associação Proteção e Amor dos Animais, representada por Alan Baiano. Moradores das imediações relataram que era constante a prática de abuso com o animal. Ele ainda ameaçava os vizinhos com um facão.
Os Policias Militares apreenderam um facão e uma faca com suspeito. Ele foi conduzido à delegacia. Ele foi denunciado por maus-tratos.

Foi divulgado o resultado da nova pesquisa das eleições 2020 na cidade de Brasileira, realizada pelo do Instituto DATAMAX, registrada no TRE/PI – Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, sob o número de registro: PI08287/2020. A pesquisa foi realizada no dia 17 de Outubro de 2020, no município de Brasileira. Foram entrevistadas 281 pessoas distribuída nas Zonas Urbana, e rural, sobre as intenções de voto para prefeitura do município.
No questionário estimulado, quando é perguntado: "Se as eleições municipais fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em quem o (a) Sr(a) votaria para 'Prefeito de Brasileira'?" A candidata, Carmen Gean aparece em 1º lugar, com 62,99%. Já Alan Juciê, 31,32%.
Atual prefeita do município, Dra. Carmen Gean, que assumiu em setembro de 2019, eleita em eleição suplementar, após cassação da ex-prefeita Paula Araújo, aparece mais uma vez com larga vantagem na pesquisa e cresce 1,27%, quando comparado os dados da ultima pesquisa divulgada em julho deste ano. Quando são apresentados os nomes "Carmen Gean" e "Alan Juciê", vereador e ex-prefeito interino.
Resultado:
Dra. Carmen Gean 62,99%;
Alan Juciê 31,32%;
NS / NO 3,91%;
Nulo / Branco 1,78%.

A equipe do Corpo de Bombeiros, que está instalada em Piripiri, realizou o combate a incêndio de grandes proporções na região de Capitão de Campos, às margens BR 343, se alastrando no sentido da zona urbana, na tarde desta segunda-feira (26).
Além da destruição da vegetação pelo fogo, a fumaça dificultava a visibilidade de quem trafegava pela via.
A equipe de bombeiros vem atendendo demandas de Piripiri e de vários municípios no entorno.


O Armazém Paraíba de Piripiri está sempre com novidades no setor de moda. Nas imagens, algumas delas apresentadas pela modelo Karol Pacífico.
Aproveite e corra lá!

Um fato que chocou a todos foi a morte do garotinho Anthony Sávio, de 12 anos de idade, vítima de afogamento no Rio dos Matos. O corpo foi encontrado na noite desse domingo (25). O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (26).
Anthony morava no bairro Prado, estudava no colégio Monteiro Alves, e, segundo a família, ele tinha um grande sonho: queria ser baterista profissional. Infelizmente sua vida foi interrompida.
Nossa solidariedade à família do garotinho.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) contabilizou cinco mortes e mais 175 casos de infecção pelo coronavírus, nesse domingo (25).
Novos óbitos
As cinco mortes contabilizadas neste domingo foram dos seguintes municípios:
- Elesbão Veloso - 1 (mulher, 66 anos)
Total do município: 13
- Paulistana - 1 (homem, 53 anos)
Total do município: 3
- Pedro II - 2 (homem, 78 anos; mulher, 84 anos)
Total do município: 18
- Teresina - 1 (homem, 69 anos)
Total do município: 1.096
Os números podem incluir tanto mortes ocorridas neste domingo como de dias anteriores, mas que somente agora tiveram o resultado do exame do coronavírus recebido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).
Os principais números deste domingo (25/10):
- 05 mortes confirmadas / 2.352 no total
- 175 casos confirmados / 110.278 no total
- Média dos últimos 7 dias: 08 mortes / 555 casos
- UTIs: 174 internados (ocupação de 49,71%)
Com os novos números, o total de mortes chegou a 2.352, e o de casos confirmados é de 110.278.
A ocupação de leitos para tratamento de covid-19 segue sem maiores alterações.
Fonde: Cidade Verde - SESAPI