PUBLICIDADE
 
     

STTR de Piripiri destaca assentamento Braço Forte como exemplo para o Piauí

Imagem

A presidenta do Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) Rurais de Piripiri, Eunice Barros, esteve, neste final de semana, no Assentamento Braço Forte, o primeiro a cumprir com suas obrigações junto ao Governo Federal, no que se refere à dívida com o Banco do Nordeste, através do crédito fundiário. O trabalho e união dos trabalhadores garantiu o resultado.

O governo estipula 14 anos para que a família assentada quite sua dívida, adquirida através do SAT (Subprojeto de Aquisição da Terra). Os moradores foram assentados no ano de 2005 e tinham o prazo até 2019, porém logo neste ano de 2015, conseguiram pagar o valor total.

Atualmente Piripiri tem 28 assentamentos. O Braço Forte foi o primeiro a conseguir “se pagar”, sendo exemplo para os demais. O assentamento conta com 16 famílias, que moram, plantam e criam em 544,9 hectares. Eunice disse que o segredo foi o trabalho e a união dos moradores.

“Estes assentados são exemplo. Eles vendem na feira em Pedro II, vendem para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos do estado), participam da Feira de Piripiri, vendem no próprio assentamento, além de outras atividades que realizam com o que o assentamento oferece, como artesanato”, disse.

Ainda segundo Eunice, o próximo passo que já está sendo buscado é a promoção do turismo rural, uma ideia dos próprios assentados, em que visitantes terão um local com comodidade, conforto, lazer e degustar alimentos produzidos pelo assentamento. Como mostra uma das imagens, uma piscina já foi construída com dinheiro do lucro da produção de uma das famílias.

O assentamento Braço Forte está localizado às margens da BR 404, que liga Piripiri ao município de Pedro II.