Seduc abre concurso para 3 mil professores
0000-00-00 00:00:00O secretário estadual de Educação, Átila Lira, informou, no Palácio do Karnak, que o governador Wilson Martins, autorizou o concurso público para a contratação de 3 mil professores efetivos para a rede pública estadual de ensino. Átila Lira afirmou que o edital do concurso estará pronto nesta semana.
O concurso público para professor será para todas as áreas de ensino e para as escolas do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio e cursos profissionalizantes. O salário é de R$ 1,8 mil mensais.
Átila Lira confirmou que os estudantes do ensino fundamental e médio de todas as unidades do Estado começaram na última segunda-feira as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame se estenderá até o dia 21 deste mês.
Sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala.
A Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, são realizadas a cada dois anos. Já a Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana) será aplicada pela primeira vez e terá periodicidade anual.
A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Marta Freitas, explica que os resultados das aferições oferecem subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas de educação básica.
"As avaliações são de extrema importância para a melhoria da qualidade de ensino do Piauí, porque geram dados que poderão ser utilizados como instrumentos norteadores no processo de ensino-aprendizagem", afirma. Fonte: Meionorte