Audiência Pública discute Agricultura Familiar em Piripiri
0000-00-00 00:00:00A Câmara Municipal de Piripiri realizou, nesta terça-feira (2), durante toda a manhã, no plenário da Casa, uma audiência pública sobre a Agricultura Familiar em Piripiri. A audiência foi realizada atendendo requerimento da vereadora Eunice Barros (PT).
A vereadora Eunice Barros iniciou a discussão na tribuna lembrando do fato de ser a primeira vez que é realizada, em Piripiri, uma audiência pública com a finalidade de discutir propostas para o homem do campo. “Depois de 100 anos de Piripiri, é a primeira vez que é realizada uma audiência como esta, reunindo autoridades, representantes de entidades e associações e mais importante: o povo da zona rural - para que possamos discutir a situação da agricultura familiar”, disse Eunice.
A parlamentar petista, ainda na tribuna, sugeriu a reativação do Conselho Municipal de Agricultura, contratar técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos para assessorar o homem do campo e a criação de uma comissão para acompanhar o desdobramento e encaminhamentos das reivindicações da audiência pública, junto ao prefeito Municipal.
Antônio Soares “Totonho”, foi à tribuna e, através de imagens exibidas em slides, apresentou os potenciais naturais de Piripiri, focando na mão de obra qualificada que há no município e nos mananciais de água. “É muito importante o zoneamento dos biomas do município para que os agricultores possam saber o que plantar em sua região, pois sabemos que há áreas que são mais propícias para determinados legumes e outras, não”, disse.
O secretário Raimundo Filho, representando o prefeito, iniciou a fala na tribuna parabenizando os trabalhadores pela mobilização em busca dos direitos adquiridos, levou números estatísticos referentes à agricultura familiar e disse ouvir atento todas as sugestões colocadas na audiência. “As sugestões colocadas aqui serão levadas, hoje mesmo, ao prefeito Odival Andrade, que trará soluções. O nosso prefeito é uma pessoa que ouve ideias e que gosta de sugestões. Não vejo por que o Município não ser parceiro de iniciativas como tais”, disse, finalizando que está aberto a conversas para demais sugestões.
Após a explanação de todos da mesa de honra, os vereadores Abraão Trindade (PSB), William da Loto (PSB), Valdivielson Monteiro (PMDB), Nayla Barbosa (PP), Jôve Oliveira (PTB), Murieel Queiroz (PTB) e Domingão (PPS) usaram a fala, comentando sobre o tema e apoiaram a iniciativa da vereadora Eunice Barros e Totonho, defensores das causas dos trabalhadores rurais. Ao final, foi aberto espaço para colocações e perguntas da platéia.
William da Loto ressaltou os valores elevados do quilo de feijão e o litro de farinha, atualmente custando acima de R$ 5. O vereador atribuiu à deficiência da produção. "É um absurdo. Isso acontece porque deixamos a zona rural e vamos para a cidade e deixamos de produzir. Minhas origens são da zona rural e percebo isso", disse William, finalizando a fala afirmando que é a favor de qualquer proposta que vise beneficiar o homem do campo.
Nayla Barbosa falou da importância da atenção aos mais humildes. "É necessário ter a boa vontade, ter a sensibilidade de pensar no povo mais humilde, que precisa ser protegido", disse, parabenizando aos trabalhadores pela iniciativa e a vereadora Eunice pela preocupação com a situação.
Várias autoridades estiveram presentes, a exemplo do presidente da Câmara, Genival Sales (PT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri, Antônio Soares “Totonho”, o secretário geral da FETAG, Anfrísio de Moura, o promotor de justiça, Nivaldo Ribeiro, o presidente da associação da comunidade Corrente, Tertuliano Marcolino, a vice-prefeita e secretária da SETAS, Socorro Mesquita, e o secretário do governo do Município, Raimundo Filho.