Piripiri está há seis meses sem registro de homicídios
Integração entre instituições de segurança e justiça traz resultados
2025-05-06 10:01:51
O município de Piripiri está há seis meses sem registros de morte violentas intencionais. O dado é resultado do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar do Piauí (PMPI), por meio do12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Piripiri, e da Seccional da Polícia Civil.
Desde novembro de 2024 até o início de maio deste ano, não há casos de mortes violentas intencionais no município.
Segundo os dados da PMPI, houve uma diminuição gradual nonúmero de mortes violentas, tendo um registro de 42 homicídios em 2022, e redução destenúmero para 13 mortes violentas em 2023 e 14 casos em 2024.
O comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Valter, afirma que esta é uma marca histórica para Piripiri e que os resultados positivos são oriundos do trabalho desenvolvido pelo 12ºBPM da Polícia Militar do Piauí, em conjunto com as diversas instituições que fazem partedo Sistema de Segurança Pública no estado. “Em 2022, quando iniciamos um trabalho de tolerância zero com a criminalidade em Piripiri, o município registrava altos índices de crimes. Mas, com um trabalho árduo, porém gratificante, e em parceria com intituições como a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e o Poder Judiciário, conseguimos dar uma resposta à altura para asociedade e zerar esse número de homicídio em seis meses. Esta é uma marca históricapara a cidade de Piripiri e para a Polícia Militar atuante na região”, destaca.
Também houve em Piripiri a instalação da Delegacia Especializada em combate à tráfico, facções e homicídios, que tem como delegado Lucas Klinger. Houve a prisão de vários indivíduos apontados como autores de homicídios no município.
O Comandante ainda finaliza salientando o trabalho articulado da Segurança Pública no Piauí: “as estatísticas mostram que esse trabalho voltado à interação entre as instituições traz resultado e continuamos a desenvolvê-lo alinhado com o que nos é orientado emdiretrizes da Secretaria de Segurança Pública e do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí”.