PUBLICIDADE
 
     

Vereador eleito em São J. da Fronteira é investigado por arado em troca de apoio de eleitores

Investigação é por captação ilícita de sufrágio, por uso de trator em troca de apoio político

Imagem

São João da Fronteira, PI – Um vereador eleito em São João da Fronteira, Clayrton Medeiros Costa, é alvo de investigação por suspeita de captação ilícita de sufrágio durante a campanha eleitoral de 2024. A denúncia resultou na abertura de inquérito pela Polícia Federal, apontando que o então candidato teria realizado serviços com máquinas da prefeitura municipal em troca de apoio político.

Clayrton, que não era servidor público, operava o Trator – PATROL AGRÍCOLA – TRATOR 4x4 – NEW HOLLAND, equipado com uma carreta agrícola de madeira e uma grade aradora. Esses equipamentos foram doados pela CODEVASF à Prefeitura Municipal de São João da Fronteira no dia 27/11/2023. Em áudios que circulam nas redes sociais, ele deixa claro sua intenção de favorecimento: “Esse filho de seu Marroco lá é eleitor do Roberto, eleitor fiel do Roberto aí, de muito tempo aí, de muitas políticas para trás. E disse para mim que basta o rapaz para ajeitar aí, mas para cortar as minhas terras, ajeitar as coisas aí, que não se preocupa não, que a gente ajuda aí”, afirma no áudio.

De acordo com a Promotoria Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral, a investigação foi iniciada a partir de um e-mail que relatava o suposto acordo entre o candidato e eleitores. Vídeos e imagens foram apresentados como provas, corroborando a denúncia.

A Promotoria requisitou a instauração de Inquérito Policial pela Polícia Federal para apurar o crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, que trata da captação ilícita de sufrágio. A 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca também foi notificada para análise de eventual prática de improbidade administrativa.

A Polícia Federal em Parnaíba confirmou a instauração de procedimento para apurar o caso. Diante da investigação em curso, a Promotoria Eleitoral decidiu arquivar a Notícia de Fato Eleitoral, conforme preceitua a Portaria PGR/PGE nº 1/2019, uma vez que o fato narrado está sendo objeto de investigação por outro órgão.

Clayrton Medeiros Costa foi eleito vereador em São João da Fronteira. A investigação da Polícia Federal deve determinar se houve captação ilícita de sufrágio e quais as consequências legais para o vereador.