PUBLICIDADE
 
     

Pais e educadores fazem caminhada pela Conscientização e Respeito ao Espectro Autista em São João da Fronteira

Iniciativa dos pais busca apoio a projeto de lei, que está na Câmara, com medidas de proteção e garantia dos direitos de crianças com TEA.

Imagem

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 3 de abril, o início da Semana de Conscientização e Respeito ao Espectro Autista. O movimento se deu com uma caminhada realizada pelos pais e funcionários da educação do município.

Pais e sociedade reivindicam os direitos de seus filhos. Segundo Antônio Ramom, atualmente, não existem políticas públicas no município que resguardem os direitos dessas crianças. A caminhada também teve como principal objetivo sensibilizar à gestão para apoiar o projeto de lei N° 01/2023, que visa criar medidas municipais para proteção e garantia dos direitos de crianças com TEA.

"Atualmente, nós pais, não nos sentimos seguros com nossos filhos na escola, falta professores auxiliares e profissionais capacitados para lidar com o transtorno", disse Antônio Ramom.

Antônio diz que o município ainda não porta de profissionais, como fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, bem como vagas suficientes com neuropediatra para atender a demanda do município.

Os pais já se reuniram com Conselho Tutelar, participaram de audiência com ministério público e com a secretaria de educação.

“O desejo dos pais é que haja políticas públicas de conscientização a população que ainda se mostra não conhecer o espectro. Também cobramos do poder executivo que garantam que todos os  direitos destas crianças sejam cumpridos para tomar a sociedade mais empática, mais justa e mais acolhedora para nossos crianças”, finaliza Ramom.