Quadrilha que furtava animais, matava e vendia é presa em Esperantina
11 pessoas presas, desde o laçador a vendedores e donos de frigoríficos
2022-10-18 13:04:37A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia Regional de Esperantina, com apoio da Polícia Militar de Esperantina, além das polícias civil de Batalha, Barras, Porto, Matias Olímpio e Luzilândia, cumpriu nas primeiras da manhã desta terça-feira (18.out), 12 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão temporária contra uma quadrilha especializada em roubo, receptação e comercialização animais em Esperantina e região.
De acordo com o delegado Ayslan Magalhães, titular da Delegacia Regional de Esperantina, a operação faz parte da terceira fase da Operação Autólicos dos Cocais, que tem como objetivo de desmontar uma organização criminosa em Esperantina, que praticava crime de furto de animais como gado, bodes, ovelhas e porcos, e receptação qualificada. Entre os presos estão também proprietários de açougue da cidade.
Conforme o delegado, foram identificados dois núcleos de atuação com um líder cada, durante as investigações. Esses núcleos eram subdivididos entre as pessoas que iam para o campo furtar os animais de propriedades da região e entre os compradores desses animais. Nos dois esquemas, havia a figura de um líder, que era a pessoa que fazia o elo entre quem fazia o roubo e quem recebia os animais roubados.
O delegado informou que os presos deverão responder pelos crimes de organização criminosa, furto de animal e receptação qualificada. Para a receptação qualificada, a pena pode chegar a até oito anos de prisão. Os presos foram encaminhados nesta terça (18.out) para audiência de custódia e serão encaminhados diretamente para o sistema penitenciário.
A polícia vai continuar com as investigações e os interrogatórios para saber se os donos de açougues de Esperantina e região no entorno participavam diretamente do furto dos animais ou se eram apenas receptadores. Caso sejam receptadores, eles também devem ser indiciados por receptação qualificada.
Durante a operação, foram apreendidos:
•1 automóvel Fox;
•1 caminhonete D20;
•5 motos;
•Aparelhos celulares;
•Documentos relacionados a compra e venda de animais;
•Simulacros de arma de fogo.
Fonte: Revista AZ