PUBLICIDADE
 
     

Oito cidades do Piauí ficam entre as vinte mais quentes do Brasil

As temperaturas devem permanecer altas, cenário típico do início do B-R-O bró.

Imagem

Oito municípios piauienses entraram no ranking das 20 cidades com temperaturas mais elevadas do Brasil nesta quarta-feira (14), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A relação apresentou Oeiras e São João do Piauí, com 40ºC, Picos, com 39,5ºC, Piripiri, com 39,4°C, Castelo do Piauí, com 39,2ºC, Uruçuí, com 39,2°C, Bom Jesus, com 38,9°C e Campo Maior, com 39,8°C. A cidade que lidera o ranking, com 40,6°C, é Unai, município mineiro.

No dia 4 de setembro, Piripiri chegou a liderar o ranking. Segundo dados do Inmet, a cidade piauiense chegou a registrar 40,4ºC. Na noite desta quarta-feira (15), alguns bairros de Teresina e outras localidades ao Norte do estado receberam uma precipitação. Apesar disso, as temperaturas devem permanecer altas, cenário típico do início do B-R-O bró. 

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a previsão também é de que o tempo continue seco nos próximos dias, embora os índices de umidade possam aumentar em relação aos registros coletados em agosto. A máxima desta quinta-feira em Teresina é de 38 ºC.

Nordeste em Setembro

Chove pouco e faz bastante calor em boa parte da Região em setembro. Na faixa leste os volumes de chuva tendem a ficar um pouco acima da média – o que é favorecido tanto pelo avanço de frentes frias (que chegam até o litoral da Bahia e Sergipe) e pela umidade que chega do oceano, que está mais aquecido que a média na altura do litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. No litoral norte a chuva é escassa, mas ainda assim deve chover um pouco mais do que a média.

A temperatura fica acima da média histórica entre o oeste e norte da Bahia, oeste de Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. No extremo oeste da Bahia, e extremo sul dos estados do Piauí e do Maranhão, a temperatura fica acima da média. Na faixa leste, entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, o mês tende a ser um pouco menos quente do que o normal por conta da maior umidade, que gera maior cobertura de nuvens.

Fonte: Meio Norte