PUBLICIDADE
 
     

SESAM lança campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio em Piripiri

Imagem

Foi lançada, nessa quinta-feira (01/09), a campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio com o tema: Agir Salva Vidas. A campanha é uma realização da Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SEAM) e coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). 

O evento aconteceu no Teatro João Cláudio Moreno, no Memorial Espedito Resende, zona Sul de Piripiri e constou de apresentação de um coral formado por três colabores do CAPS II e 12 pacientes que cantaram música e seguravam girassóis, que simbolizam a busca pela vida, para sensibilização do público presente.  

“É um momento de muita reflexão e muita conversa. A gente trabalha muito sobre o tema saúde mental e precisamos conversar um pouco mais sobre prevenção, principalmente do suicídio”, disse o secretário da SESAM, Gabriel Mauriz. 

O vice-prefeito de Piripiri, Hilton Osório, disse que a campanha é muito bonita. “Seja a ajuda que o outro precisa, isso é muito importante, não só na abertura dessa campanha, mas nos 365 dias do ano”, defende o gestor. 

A coordenadora do CAPS II, Letice Ribeiro, disse que “muita gente entende, erroneamente que, quanto mais se fala no tema suicídio mais acontece, mas é o contrário, a gente precisa educar as pessoas para procurar ajuda”, explica a terapeuta educacional. Acrescentando que as pessoas podem “procurar o CAPS II e dizer que está passando por esse sofrimento pra gente consegue reverter esses quadros”.  

“Esse tema é um tabu, ele vem de um processo de adoecimento e auto-destrutivo, é determinante e temos que primar pelo diálogo e temos que ser educados para ouvir, pra entender o outro”, disse a psicóloga Araceli Monteiro que ministrou palestra intitulada – Adoecimento mental na Adolescência – Vamos Falar sobre isso. 

A psicóloga Lorena Lima, que falou sobre o tema – “Até onde Nossos Corpos Suportam? defende que “temos que conhecer e prevenir esse tipo de atitude. São muitos fatores que provocam esse fenômeno e tem possiblidade de preveni-lo”, explicou.

“Para mim foi muito importante esse evento, temos que segurar a mão um do outro e temos que ajudar as pessoas”, disse Claudia Melo, paciente atendida pelo CAPS 2.

O Setembro Amarelo foi iniciado no Brasil em 2015, e, desde 2003, o dia 10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 

Estiveram presentes na abertura do Setembro Amarelo, alunos de Ensino Médio das escolas estadual Baurélio Mangabeira, Espedito Resende, Cota Sampaio, Hugo Napoleão, Cassiana Rocha, José Narciso da Rocha Filho, acadêmicos de Nutrição, Enfermagem e Nutrição da Faculdade Chrisfapi, além de profissionais da Saúde.