PUBLICIDADE
 
     

Com apoio do STR, agricultores Piripiri buscam adesão ao Terra Brasil, programa que facilita aquisição de terras, estruturação, compra animais e orientação técnica

Imagem

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Piripiri, por meio da Secretaria de Políticas Agrícolas e Agrárias e Meio Ambiente, realizou visitas como forma de vistoria em terras que poderão ser adquiridas por meio do Programa Nacional do Crédito Fundiário Terra Brasil, conhecido Terra Brasil, que facilita o empreendedorismo rural.

Atualmente, quatro famílias da agricultura familiar estão em fase de busca de aquisição de terras por meio do programa, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri.

Podem se enquadrar no programa trabalhadores rurais que comprovam atividade rural, tendo como documentos ficha do sindicato, DAP e outros que podem ser intermedidos pela entidade que representa os agricultores. Outro ponto importante é que o proprietário da terra deve estar com a documentação da área. Uma empresa credenciada faz o projeto de assistência técnica.

Denílson Santos, secretário de Políticas Agrícolas e Agrárias e Meio Ambiente do STR, explica que algumas das vantagens para o trabalhador rural é que ele tem até 25 anos para pagar, com 3 anos de carência e, em caso de pagamento em dia, cada parcela tem o desconto de 40%. “No caso do vendedor da terra, ele recebe de forma integral do Governo”, coloca.

"Acreditamos tanto nesse programa que até a família de nossa secretária de jovens, Emanuela Pereira, é uma dessas famílias que estão buscando a adesão", explica Denílson.

O limite é R$ 90 mil pela terra. No total, pode ser até R$ 158 mil para estruturação, assistência técnica e aquisição de animais.

A origem do crédito fundiário remonta ao Projeto de Combate à Pobreza ou Projeto Piloto São José, no Ceará, implantado em 1997.

O referido projeto tinha como objetivo erradicar a pobreza, financiando aos pequenos produtores investimentos produtivos e sociais.