PUBLICIDADE
 
     

Servidores do INSS de Piripiri aderem à greve; atendimentos presenciais e remotos são parados por tempo indeterminado

Os motivos da paralisação são a reinvindicação de reajuste salariais, a falta de concurso público para suprir a falta de profissionais e a precariedade das agências no País.

Imagem

Iniciou nesta quarta (23) a greve em todo o Brasil dos servidores do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). A realização da greve foi aprovada em pela Assembleia da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência social. Os funcionários da agência de Piripiri aderiram à greve.

Conversamos com servidores da agência do INSS de Piripiri para saber mais a respeito da greve. Ela relatou a situação.  

"Estamos aqui hoje em forma de protesto que não é somente local, mas também é nacional. Estamos unidos com todos os servidores do país para reivindicar melhores condições de trabalho, a agência local encontra-se precária com a estrutura, caindo aos pedaços, há falta de cadeiras para trabalhar e as que tem estão em péssimo estado, há falta de computadores e equipamentos básicos para a realização dos trabalhos. Hoje, a maior parte dos atendimentos estão sendo realizados pelo aplicativo ‘Meu Inss’ de forma exclusiva, tirando o direito da população a informação para acompanhar seus processos e serem atendidos presencialmente”, colocou a assistente social Élbia de Brito. 

A agência encontra-se com um quadro de 10 funcionários, dentre estes, apenas uma assistente social para toda a região e nenhum perito médico. A população tem de percorrer grandes distâncias para outras cidades para terem acesso a uma perícia médica pela falta de servidor da área de perícia.

 “A agência encontra-se sem peritos médicos e somente com uma assistente social, e para atendimento presencial, somente 3 servidores. O ponto de atendimento em Piripiri é de médio porte e deveria ter mais estrutura e pelo menos um perito médico. Os servidores das agências estão sobrecarregados, fazendo várias outras funções pela falta de profissionais e metas exaustivas, servidores tem que trabalharem em finais de semana para tentar suprir a demanda. Todo o custo para o atendimento remoto é pago pelo servidor", disse Renata, sevidora do setor técnico.

A paralisação de todos os servidores da agência afetará todo o sistema de atendimento ao público por tempo indeterminado, tanto presencial como remoto e tem principal motivo, o descaso do governo com os servidores, agências e a população.

SAIBA MAIS:

As agências de atendimento do INSS são responsáveis por atender a grande demanda da população em relação a direitos previdenciários para pessoas portadoras de deficiência, acidentes de trabalho, aposentados e pensionistas, além de outros públicos

Em dados do ano passado, a Assembleia da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência social afirma que faltam 22 mil servidores para completarem o quadro de funcionários das agências em todo o Brasil. Os servidores do INSS protestam pela realização de um novo concurso público para suprir a falta de servidores e a grande demanda de atendimentos em todo o País.