TSE não autoriza tropas federais para eleições no Piauí
0000-00-00 00:00:00Na penúltima sessão antes das eleições municipais do próximo domingo (7), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça(2) o envio de tropas federais para mais 124 municípios. Mas, o Piauí ficou de fora da relação.
Foram solicitadas tropas para 143 municípios do Estado, para todos o TRE local também pediu o envio, porém o relator, ministro Marco Aurélio Mello, indeferiu a solicitação porque o governo estadual garantiu ter condições de manter a ordem no dia da eleição.
Marco Aurélio preferiu seguir a jurisprudência comum do TSE de não conceder autorização para o envio de tropas quando o governo não concorda com a solicitação. O voto dele foi acompanhado por todos os colegas da corte.
Juristas não concordam
Para o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), promotor Paulo Rubens Parente Rebouças, o não envio das tropas federais ao Piauí pode comprometer a segurança da população na eleição, que ocorre próximo domingo (7).
“Os nossos municípios possuem um histórico de confusões, acirramento e violência durante o período eleitoral. Acreditamos que o fato de a Polícia Militar assegurar pelos menos um homem em cada local de votação não garante a segurança do pleito. Portanto, o envio das tropas federais é imprescindível para que se faça a segurança da população como um todo”, salienta.
Com informações da Agência Brasil e foto Moisés Lopes/Piripiri Repórter