Piripiri: uma cidade que não para de crescer, relata assessoria municipal
0000-00-00 00:00:00Piripiri, reconhecida por ser uma cidade ordeira e atraente, também passa a figurar no estado do Piauí como uma das que mais crescem em todos os setores da economia.
Com o comércio local forte e fábricas cada vez mais competitivas, o mercado é fortalecido com grande participação do poder público municipal. O pagamento em dia dos servidores, que hoje somam cerca de 3 mil pessoas, circulando mensalmente aproximadamente 3 milhões de reais e o investimento em grandes obras, consequentemente gerando mais empregos, são fatores determinantes para este fortalecimento.
Os números do Ministério do Trabalho apontam Piripiri como a cidade que mais gerou emprego no Piauí no ano de 2012, estatística que já vinha sendo apresentada em 2011, apontando uma tendência para o crescimento do município.
O prefeito Luiz Menezes avalia que este crescimento está diretamente ligado aos investimentos feitos na cidade.
"É algo que nós sempre trabalhamos para isso. É preciso ter visão de crescimento de uma cidade e fazer investimentos grandiosos para que a cidade aqueça. Atualmente estamos com vários canteiros de obras na cidade, gerando inúmeros empregos e com investimentos na faixa de 30 milhões de reais. E está acontecendo um fato inédito no município, que é a importação de mão de obra da zona rural. Agora mesmo chegaram quase 50 homens do campo para trabalhar no Centro Administrativo, onde a prefeitura manda buscá-los, dá o almoço e depois os deixa em sua comunidade. Sem contar com os empregos temporários gerados na própria zona rural, onde em 2012 a prefeitura pagou quase 10 mil diárias para trabalhadores realizarem serviços de roço e limpeza em estradas e colégios. Então, são situações que muitas vezes não são divulgadas, mas é um trabalho diário nosso, que ajuda diretamente neste crescimento", disse Menezes.
Luiz Menezes também fala sobre as obras que acontecem no município, fazendo com que a cidade se desenvolva para novas áreas.
"Pouca gente se dá conta, mas vários bairros de Piripiri cresceram em torno de grandes obras, como os centros educativos, onde o empreendimento foi realizado e a cidade foi impulsionada para aquela região. É esta visão que o gestor deve ter, assim como estamos tendo ao projetar uma nova Piripiri na região alta da cidade. Somente naquela área estamos por concluir um grande ginásio poliesportivo, um centro educativo, uma creche pró-infância, uma unidade de pronto atendimento - UPA, e a inédita obra no Piauí que é o nosso Centro Administrativo. Paralelo a isso, podemos ver outros quatro centros educativos, ginásios, quase 150 mil metros quadrados de calçamento, 200 quilômetros de estradas feitas e recuperadas, sem contar outras obras como abastecimento d'água, nova rodoviária rural, capela mortuária, iluminação do estádio Ytacoatiara, dentre outras. E não paramos por aí, já estamos com uma nova creche pró-infância a ser construída no parque Recreio, que também receberá centro educativo e ginásio poliesportivo. Nosso investimento de 1,2 milhão de reais no trânsito que deve ser iniciado nos próximos dias e mais calçamento, quadras esportivas e estradas. A cidade cresce e estamos diariamente procurando melhorias para nossa terra e é assim que Piripiri tem crescido e se destacado nos últimos anos. Não temos nenhum apoio do governo estadual e tudo que conseguimos é por competência técnica para aprovar projetos a nível federal e visão de saber investir os recursos próprios do município em obras importantes. Enquanto muitos estão por aí falando, estamos aqui trabalhando pelo nosso povo, por nosso município", afirmou o prefeito.
Assessoria