PUBLICIDADE
 
     

Codevasf constata irregularidade em aplicação de convênio da ex-gestão do município

´Teremos que tomar as providências, inclusive notificando o ex-gestor para ele próprio concluir esta obra´,DIZ ATUAL PREFEITO, ODIVAL ANDRADE

Imagem

Uma vistoria realizada por técnicos na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), no final do ano passado, em obras de convênio firmado entre o órgão e a Prefeitura Municipal de Piripiri, durante a gestão do ex-prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, no valor de R$ 123.201,35, constatou que parte dos serviços não foi executada e outra parte não foi realizada de acordo com as especificações técnicas do projeto. O convênio tinha por objetivo a recuperação de 1,92Km de estrada vicinal no Povoado Perua e implantação da rede elétrica primária em 13,8 kV, ligando o povoado Perua ao Parque Ambiental “Buriti dos Cavalos”, na zona rural de Piripiri.

De acordo com o parecer técnico enviado pela Codevasf à administração municipal já neste ano, em visita feita ao local da obra por técnicos da companhia, foi verificado que o serviço da estrada, objeto do convênio, não foi executado conforme o projeto e as especificações técnicas. “A estrada não apresenta a largura pré-determinada e os serviços de manejo ambiental não tinham sido executados”, diz o relatório.

Quanto à rede elétrica, que também deveria ser construída, foi constatado pela fiscalização que a obra não foi executada. “Constatamos que foi executado apenas a abertura da picada para o levantamento topográfico”, afirma o relatório de fiscalização.

A obra que foi iniciada em dezembro de 2010 não chegou a 30% da execução total. Segundo o relatório da vistoria realizada em novembro do ano passado, não foi encontrado nenhum responsável pelo serviço. Além disso, no orçamento foi prevista a instalação de placa na obra, porém não foi constatada a existência da mesma.

A Codevasf agora cobra que seja dada a continuidade dos serviços. De acordo com o prefeito Odival Andrade, a obra foi iniciada na gestão anterior já em péssimo padrão. "Nós agora teremos que tomar as providências, inclusive notificando o ex-gestor para ele próprio concluir esta obra, ou o município ficará impedido de receber convênios federais. Isso é uma coisa grave, vamos acionar nossa assessoria para que possamos ter explicações para onde foi o dinheiro", concluiu o prefeito.