PUBLICIDADE
 
     

Idoso morre após receber medicamento que era alérgico em N. Sra dos Remédios-PI

Imagem

Um idoso, identificado como José Pinto, de 77 anos, morreu após receber uma injeção de medicamento que tinha alergia. O caso ocorreu no sábado (23) na cidade de Nossa Senhora dos Remédios, a 125 km de Teresina.

Em nota a prefeitura lamentou o corrido e afirmou que durante o atendimento médico, o paciente e acompanhante não informaram que ele possuía uma alergia ao medicamento.

O idoso José Pinto, era morador da comunidade Santarém, e após passar mal, procurou atendimento Hospital Dr. João de Deus Torres em Nossa Senhora dos Remédios. No local ele acabou recebendo uma injeção de dipirona, e logo começou a passar mal, teve uma crise convulsiva e faleceu.

A pessoa que acompanhou o idoso até o hospital não sabia que ele tinha alergia a dipirona, mas como ele já foi atendido outras vezes na mesma unidade de saúde, a família acredita que essa informação deveria constar no sistema da unidade. Apesar da situação, a família não pretende registrar o caso na polícia.

Em nota, a prefeitura informou que o idoso foi atendido por um médico plantonista que questionou a respeito de alguma alergia, mas que nem o paciente e acompanhante informaram que ele não poderia tomar Dipirona.

“Tanto durante a triagem quanto antes da administração da medicação, foi indagado a respeito de alergia medicamentosa, sendo negada pelo paciente e acompanhante. Logo após a administração do fármaco, o paciente manifestou quadro de crise convulsiva, quadro este que o mesmo já havia apresentado em outras ocasiões, sendo encaminhado imediatamente para estabilização, onde foi prestada toda assistência adequada. No entanto, o paciente não apresentou melhora, vindo a óbito”, informou a prefeitura em nota.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora dos Remédios lamenta profundamente e se solidariza com a família do Sr. José Pinto, de 77 anos, que faleceu ontem no hospital Dr. João de Deus Torres, e vem por meio desta nota esclarecer o fato ocorrido.

O Hospital Dr. João de Deus Torres, por meio de sua direção, vem prestar esclarecimentos a respeito do atendimento do Sr. José Pinto, ocorrido em 23/03/2024. O paciente deu entrada no hospital e seguiu todo o fluxo de atendimento, a saber: acolhimento, triagem e atendimento médico. O médico plantonista realizou a consulta, onde foram verificados sinais vitais dentro da normalidade e ausências de sinais de alarme. Por conseguinte, foi realizada prescrição de medicamento sintomático. Tanto durante a triagem quanto antes da administração da medicação, foi indagado a respeito de alergia medicamentosa, sendo negada pelo paciente e acompanhante.

Logo após a administração do fármaco, o paciente manifestou quadro de crise convulsiva, quadro este que o mesmo já havia apresentado em outras ocasiões, sendo encaminhado imediatamente para estabilização, onde foi prestada toda assistência adequada. No entanto, o paciente não apresentou melhora, vindo a óbito.

Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Fonte: Cidade Verde