O Maior Site de Notícias de Piripiri!
alt-bbe36a1784.jpg tecnologia

Cleber Araujo - 9 99229431 cleberaraujoverdao@gmail.com

PUBLICIDADE
botao--8677.jpg
botao--3114.gif
botao--7060.png
botao--2868.png
botao--9024.png
botao--6466.jpeg
botao--2308.jpg
botao--1189.png
botao--4381.png
botao--8483.jpg
botao--6252.gif
botao--2154.jpg
botao--4098.jpg
botao--3279.jpg
botao--1177.png
botao--5250.jpeg
botao--4152.jpg
botao--5606.jpg
botao--2805.png
botao--6038.jpg
botao--7554.png
botao--5607.jpg
botao--5946.png
botao--8388.jpg
botao--9287.jpg
botao--7694.jpg
botao--7572.jpg
botao--6833.jpg
botao--1259.gif
botao--3358.png
botao--5090.gif




CEEP de Pedro II realizou a IV Feira de Línguas



04/05/2019

O CEEP Prof. Angelina Mendes Braga de Pedro II realizou na noite da última sexta-feira (03) a IV Feira de Línguas, com o tema "Quem gosta de ler não morre só" , contando com um grande número de alunos, professores e convidados.

A feira funciona da seguinte forma, cada turma fica responsável por apresentar a cultura, culinária, músicas, bebidas e os principais pontos turísticos de cada país.

Esse ano os países homenageados foram: Brasil, Argentina, Etiópia, Guiné, Egito, Japão, México, Angola e Inglaterra, onde os alunos puderam apreender, e apresentar ao público um pouco de cada país.

Além das exposições, ainda houve desfile com as bandeiras, e apresentações de poemas e poesias que marcam a cultura desses países.

A organização fica por conta dos professores de Português, Inglês e Espanhol contando com o empenho maciço dos alunos e da direção.






































PUBLICIDADE





Sistema de Reservas

Professores do Núcleo de informática do CEEP Angelina Mendes Braga de Pedro II desenvolvem sistema para reserva de recursos da Instituição.



12/03/2007
Foto da tela de reservas Foto da tela de reservas

A vida dos docentes do CEEP – Professora Angelina Mendes Braga em Pedro II foi facilitada graças a criação de um sistema que permite o gerenciamento e cadastro de professores e recursos da Instituição, agilizando assim as reservas de laboratório, auditório e principalmente de Datashow. A utilização dessa tecnologia também soluciona problemas de duplicidade de reservas, que ocorreria muito em modo manual.
O Sistema está em fase de testes, e funciona de forma web (desenvolvido em PHP), portanto, o professor pode fazer a sua reserva e / ou cancelar de onde estiver nas mais diferentes plataformas: celulares (Android, IOS) ou através do computador.

Mais Fotos Foto- Foto-






30 anos da rede mundial de Computadores

ERA DA INFORMAÇÃO: WWW (WORLD WIDE WEB) COMPLETA 30 ANOS



12/03/2007

A rede mundial de computadores (World Wide Web), popularmente conhecido apenas como www, está completando 30 anos. A web é uma forma de organização do conteúdo acessado por meio de uma conexão à Internet, utilizando a linguagem HTML, endereços de URL e documentos em hipermídia, que podem estar em forma de imagens, vídeos, sons e hipertextos.

“Hoje, existe quase 2 bilhões de sites online. Quer os utilize para e-mail, tarefas de casa, jogos ou ver vídeos de animais fofinhos, é provável que você não consiga imaginar a vida sem a web”, escreveu o Google no texto em que apresenta o doodle nesta terça-feira, 12.

Em 1989, o cientista inglês Tim Berners-Lee revolucionou o modo como as pessoas acessam a internet, democratizando-a. A internet já existia, porém era restrita a poucos. Com o protocolo www, Bernes-Lee criou a rede que abriga hoje quase todos os sites existentes.


A origem da revolução tecnológica foi publicada pela primeira vez em um documento chamado “Information Management: A Proposal” (em tradução livre: Gerenciamento de Informação: Uma Proposta), mas apenas dois anos depois, em 1991, o documento foi aprovado pela Organização Europeia de Pesquisas Nucleares (Cern) e Bernes-Lee pode instalar os primeiros servidores.

O primeiro site da rede foi o info.cern.ch. A ideia original, que se perpetua até hoje, era que a web fosse um sistema baseado em quatro pilares principais: universalidade, descentralização, gratuidade e inteligência colaborativa.

Em abril de 1993, o Cern decidiu que a WWW deveria ser de domínio público. Os usuários desse protocolo eram 10 mil no período. Hoje estima-se que metade da população mundial tem acesso à internet.

Nesses 30 anos de existência foram feitas diversas atualizações na web, e apesar de existirem outros protocolos, os que conectam nossos smartphones à internet, o WWW resiste e é o ponto de início da Era da Informação







No dia da Mulher, conheça Ada Lovelace, a primeira programadora da história

Lovelace foi a primeira pessoa programadora de todos os tempos, e não apenas a primeira mulher a escrever um código.



08/03/2019
Ada Lovelace - imagens.canaltech.com.br Ada Lovelace - imagens.canaltech.com.br

Costumamos entender o mundo da ciência e da tecnologia com sendo uma de profissionais do gênero masculino. Mas, mesmo que as mulheres do passado não tenham tido as mesmas oportunidades dos homens para entrar nesses segmentos, algumas talentosas e afortunadas conseguiram não somente atuar como cientistas, como ainda se destacaram na história da tecnologia.
E uma delas foi a Condessa de Lovelace, conhecida como Ada Lovelace - a matemática que criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, sendo a primeira programadora da história. Sim, Lovelace foi a primeira pessoa programadora de todos os tempos, e não apenas a primeira mulher a escrever um código.
Tudo isso aconteceu muito antes do ser humano sequer conceber a ideia de existir um computador pessoal (que dirá smartphones), lá no século XIX. A relevância da criação de Lovelace é tamanha que há diversos anos em todo dia 15 de outubro é comemorado em todo o mundo o Ada Lovelace Day - data criada por Suw Charman-Anderson para celebrar e espalhar mundo afora as conquistas de mulheres na ciência, inspirando outras a seguirem carreira nessa área.
Lovelace nasceu em Londres no dia 10 de dezembro de 1815, foi a única filha legítima do famoso poeta Lord Byron e sua esposa Baronesa Byron. O poeta, ícone do romantismo, esperava ter um menino e acabou abandonando a família quando Ada era uma bebê. Sua esposa, por sua vez, promoveu o interesse pela matemática e pela lógica na filha, na esperança dela não desenvolver a “insanidade” do pai. Um dos mentores da jovem Ada foi Augustus De Morgan, o primeiro professor de matemática da Universidade de Londres - que foi a primeira universidade da Inglaterra a permitir que mulheres se graduassem, coisa que somente aconteceu 26 anos após a morte de Ada.
A jovem Lovelace ficou amiga e trabalhou com o cientista Charles Babbage, participando de seu projeto sobre a Máquina Analítica - evolução da Máquina Diferencial (que foi criada para executar e imprimir cálculos matemáticos). A Máquina Analítica foi a primeira máquina da história que pôde ser programada para executar comandos de qualquer tipo, mas a jovem cientista percebeu que a máquina era capaz de fazer muito mais do que o que seu criador imaginava.
Entre 1842 e 1843, ela traduziu um artigo italiano sobre o motor e complementou o estudo com um conjunto de observações de sua autoria. Essas notas, que acabaram sendo mais extensas do que o artigo original, continham um algoritmo criado para ser processado por máquinas, sendo considerado o primeiro programa de computador já criado. Além disso, Ada desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores conseguirem realizar muito mais além de meros cálculos, em uma época em que todos os matemáticos estavam focados nesse tipo de ação. Ou seja, Ada Lovelace estava muito à frente de seu tempo quando concebeu a ideia do que um algoritmo era capaz de fazer.
Ada Lovelace morreu de câncer de útero aos 36 anos de idade, mas seu legado está mais vivo do que nunca. Nossa sociedade atual não seria repleta de computadores e smartphones, por exemplo, se Ada não tivesse sido tão brilhante na elaboração do primeiro algoritmo da história, que abriu portas para demais cientistas aprimorarem esses conceitos e desenvolverem novas tecnologias.
As notas de Lovelace a respeito da máquina analítica de Babbage foram republicadas em 1953, quase cem anos após sua morte. Essa máquina foi reconhecida como o primeiro modelo de computador já construído, e as notas da matemática ficaram marcadas como a primeira descrição de um computador e de um software.
E engana-se quem pensa que a cientista estava à frente de seu tempo somente no que diz respeito à intelectualidade e à ciência: ao mesmo tempo em que ela investia em seus estudos e carreira, Lovelace também costumava beber e jogar - hábitos incomuns para as mulheres da época. Portanto, Ada Lovelace, de certa forma, foi uma pioneira do movimento feminista, mesmo sem ter essa pretensão.
No entanto, Ada não foi reconhecida durante seu tempo de vida. Seu reconhecimento como pioneira da computação só surgiu após Alan Turing ter feito referência a seu trabalho. Turing, conhecido como “o pai da computação moderna”, foi um matemático e cientista da computação britânico responsável por formalizar o conceito de algoritmo criando a Máquina de Turing, que abriu as portas para a invenção dos computadores que utilizamos hoje em dia.

Com informações do Canaltech.







19 de Outubro, dia do Piauí e do Profissional de T.I

O Dia do Profissional de Informática é celebrado anualmente em 19 de outubro.



19/10/2018

No dia do aniversário do Piauí, também é comemorado o dia do Profissional TI (Tecnologia da Informação) ou Informática, esta data homenageia as pessoas que se dedicam a estudar as tecnologias da informação.

São exemplos: programadores, engenheiros de softwares, administradores de banco de dados, analistas de redes, analistas de segurança, analistas de sistemas, entre outros.

Essa é uma área essencial para o desenvolvimento constante das comunicações contemporâneas, de modo que está em crescimento.

Especialmente tendo em conta a importância desses profissionais, ela é reconhecida informalmente entre os profissionais ligados à informática. Isso acontece apesar de o Dia do Profissional de Informática não estar estabelecido por lei, ou seja, apesar da data comemorativa não ser oficial.

Essa é uma forma de reconhecer a importância do profissional de TI e, assim, homenageá-lo, mesmo que ainda seja de uma forma muito simples.

Nesse dia costumam ser realizados debates e palestras direcionados para esse público-alvo. O objetivo é discutir assuntos relevantes para essa profissão, a qual está em constante procura de desenvolver soluções para todos nós.

Os profissionais de informática também celebram o Dia da Informática em 15 de agosto. Trata-se de uma homenagem ao surgimento do primeiro computador digital produzido em larga escala.

Texto: Calendarr.







WhatsApp mexe no limite de tempo do 'apagar para todos'; entenda o que muda



15/10/2015

O WhatsApp mexeu novamente no amado e odiado recurso que permite apagar mensagens “para todos” após o envio. Agora o aplicativo mexeu no limite de tempo para que um aparelho receba o comando para a remoção da mensagem, o que significa que existe uma possibilidade de que seu envio não seja efetivamente apagado para todos.

Primeiro é importante saber como funciona o “apagar para todos”. Atualmente, o usuário que deseja apagar sua mensagem precisa realizar o comando dentro de um período máximo de 1 hora, 8 minutos e 16 segundos. No entanto, para que o comando tenha sucesso, as outras pessoas envolvidas na conversa também precisam receber esse comando. O problema é que existe um limite de tempo para que o comando seja recebido pelos outros celulares, o que pode fazer com que a mensagem não seja deletada dos outros smartphones.
O novo limite de tempo determinado pelo WhatsApp é de 13 horas, 8 minutos e 16 segundos. Isso significa que se você der um comando de “apagar para todos”, mas o outro celular não o receber dentro deste prazo, a mensagem não será apagada de forma efetiva e permanecerá acessível para sempre.

É uma situação pouco comum, mas é possível. Se, por exemplo, o celular da outra pessoa passar 13 horas desligado ou fora da internet, o comando não será recebido e a mensagem permanecerá disponível.

Existe um motivo para o WhatsApp impor essa restrição de tempo. Enquanto esse limite não existia, não havia nada que impedisse o usuário de simplesmente apagar mensagens publicadas semanas ou até meses atrás simplesmente ajustando o relógio do celular. Com isso, fica mais difícil burlar o sistema.

Fonte: Olhar Digital.







Banco do Brasil agora permite realização de transferências por WhatsApp



11/10/2015

Correntistas do Banco do Brasil agora podem fazer mais operações por meio do WhatsApp, sem precisar do app do banco. O sistema foi expandido e agora permite a realização de solicitações mais complexas por meio de um chatbot da instituição financeira.

O sistema já estava em testes desde maio deste ano, mas suas funções eram bastante limitadas e restritas a funções de consulta, como visualização do saldo e extrato da conta corrente. Agora, porém, é possível realizar essas 11 operações por meio do WhatsApp.

* Transferências
* Consulta código IBAN (International Bank Account Number)
* Recarga de celular
* Liberação de cartão
* Saldo de conta corrente
* Extrato de conta corrente
* Extrato de poupança
* Saldo de poupança
* Extrato de fundos de investimento
* Rastreio de cartão
* Fatura de cartão
Para realizar essas operações, é necessário adicionar o chatbot do Banco do Brasil aos contatos do seu celular, com o número (61) 4004-0001. Quando enviar uma mensagem qualquer, receberá as orientações sobre como usar o serviço.

Vale notar, no entanto, que nem todos os usuários terão acesso à novidade imediatamente. Por enquanto, o sistema está em fase de expansão para atingir apenas 3 milhões de usuários antes de a ferramenta ser liberada para todos.

Em relação a segurança, a autenticação será feita por meio de um link, no qual é necessário digitar seus dados como agência, número da conta e senha, junto de um código de verificação. Assim que houver a confirmação, o próprio robô avisará o usuário de que ele está autenticado.

Fonte: Olhar digital.







Apple lança os iPhones 8, 8 Plus e X. Confira:



13/09/2007

Após meses de espera, a Apple anunciou ontem (12) seu novo portfólio de smartphones. Começando pela dupla iPhone 8 e iPhone 8 Plus, sucessores do iPhone 7 do ano passado. Os celulares usam o novo processador da Apple, o A11 Bionic e são compatíveis com carregadores sem fio.

O design é quase idêntico ao do iPhone 7 e 7 Plus, só que com um um painel de vidro na traseira no lugar do corpo de alumínio encontrado em iPhones anteriores. A câmera também ganhou novidades, como um foco automático ainda mais rápido e a câmera com dois sensores de 12 megapixels atualizados no modelo Plus. Além disso, os celulares agora vêm com um modo Retrato Lighting, que permite modificar o plano de fundo de uma foto e mexer na iluminação da imagem. O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus começam a ser vendidos em 22 de setembro, custando a partir de 700 dólares.

Em seguida, a empresa anunciou o iPhone 10 [se escreve X, mas se diz 10, número romano], edição em comemoração aos 10 anos do primeiro iPhone. O modelo vem com uma tela de 5-vírgula-8 polegadas AMOLED, que a Apple chama de Super Retina. O display cobre quase toda a parte frontal do celular, eliminando o botão Home e desenhando toda a navegação do sistema a partir de gestos.

A novidade é que o Touch ID, sensor de impressões digitais presente desde o iPhone 5s, foi substituído pelo Face ID, um scanner facial de três dimensões. Segundo a Apple, basta olhar para a tela do iPhone 10 para desbloquear o celular. A empresa também diz que o sistema é seguro o bastante para não ser enganado por fotos ou máscaras.

O mesmo scanner facial permitiu a criação dos Animojis, versões animadas dos emojis. Com o iPhone 10, é possível criar suas próprias animações com emojis do aplicativo de mensagens, graças ao scanner facial. Tudo isso não vai sair barato: o modelo mais básico do aparelho custa Mil dólares, com 64 gigabytes de memória interna. O iPhone 10 começa a ser vendido nos Estados Unidos em novembro.

Fonte: Olhar Digital.







Você sabia que hoje é o Dia do Programador?



13/09/2007

Por trás de todo site ou software belíssimo, existe um programador que perdeu noites de sono para conseguir fazer com que aquele sistema estivesse sendo executado perfeitamente. E por causa dessas noites mal dormidas e dos grandes feitos realizados, não seria justo que os desenvolvedores tivessem uma data especial só para eles? Pois essa data existe e é reconhecida internacionalmente.
Isso mesmo, a data é oficial em diversos países do mundo — na Rússia, por exemplo, trata-se de um feriado profissional decretado pelo presidente Dmitry Medvedev em 2009. E ele vem sendo lembrado em todo o mundo desde então, sendo que em 2017 ele é comemorado hoje, no dia 13 de setembro. Ano passado por exemplo, foi comemorado no dia 12 de setembro.
Quer saber por quê? O Dia do Programador será sempre no 256º dia do ano, pois "256" é o número de valores que podem ser representados em um byte de 8 bits.

Mais Fotos Foto-






Alunos do curso de Ciência da Computação de Piripiri ganham medalha de prata na fase regional da Maratona de Programação

Alunos ficaram em 2º lugar na fase regional



11/09/2007

No último sábado dia (09) os alunos Francisco Junior, Felipe Miranda, Domingos Bruno, Nator Júnior, Renato Nascimento e Cássio estudantes do curso de Ciência da Computação da UESPI de Piripiri foram até a cidade de Parnaíba, no litoral do estado para a competição mais aguardada por programadores do Brasil, a Maratona de Programação.
A maratona se destina a alunos de cursos de graduação e pós-graduação na área de Computação e afins. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
No Piauí foram 27 times, envolvendo 108 alunos, distribuídos em três sedes: Parnaíba, Teresina e Picos. A UESPI de Piripiri estava representada por dois times (Mandacaru, Cativantes).
Ao todo, foram 5 horas de competição e 13 problemas a serem resolvidos. A equipe Mandacaru formada pelos alunos: Nator, Renato e Cássio conseguiu medalha de prata na etapa regional em sede na cidade de Parnaíba.
O Professor Aratã Saraiva que acompanhou a equipe destaca a ótima colocação dos alunos da cidade de Piripiri: “É importante ver o empenho dos alunos de Piripiri. Mesmo com pouco investimento, vêm conseguindo destaque entre alunos de Computação do estado”.
Para a etapa nacional apenas a primeira da sede de Parnaíba e Teresina se classificaram para representar o Piauí na cidade de Foz do Iguaçu, nos dias 10 e 11 de novembro.

Informações: Ascom, adaptação Piripiri repórter.






1 2 3 4 5 6 7 8 9 10