Pop Up

Clique para ver todos os detalhes

O Maior Site de Notícias de Piripiri!
alt-97686e91a9.jpg CONTRA O M?TODO

Dr. George M?gno - (86) 9944.1825 magnogamrac@gmail.com

PUBLICIDADE
botao--2823.gif
botao--3114.gif
botao--5812.gif
botao--963.gif
botao--858.gif
botao--6252.gif
botao--8157.gif
botao--5125.gif
botao--981.jpg
botao--4102.gif
botao--4405.jpg
botao--6598.png
botao--8908.jpg
botao--5607.jpg
botao--9287.jpg
botao--6770.jpg
botao--9878.jpg
botao--7813.gif
botao-Raphael-Assuncao-1046.jpg
botao--7694.jpg
botao--7347.jpg
botao--6833.jpg
botao--1259.gif
botao--5090.gif
botao--7144.gif
botao--5110.gif
botao--9382.jpg



UM SALVE AO REI

O RELATO DE UM PANTERA NEGRA!



13/01/2017
REI, REI, REI, REINALDO É O NOSSO REI! REI, REI, REI, REINALDO É O NOSSO REI!

VIVA O REI!
A LIÇÃO DE UMA PANTERA NEGRA!

Um dia desse recolhido ao meu lar e na solidão dos programas esportivos que me acompanham desde a infância fui pego de surpresa por um deles que ate nem tenho tanto costume de acompanhar, qual seja o programa BOLA DA VEZ dos canais ESPN.
Naquele dia permiti-me seguir minha curiosidade, haja vista que com o passar das primaveras, aquela cada vez fica menor. Tal atitude me levou ao deleite de momento ímpar da alma.
Não nego que deixei me seduzir, naquele instante raro, pelo fato de a entrevista estar sendo com REInaldo, um dos meus ídolos de menino jogador de rua.
Durante parte da entrevista o craque nos agracia com as suas façanhas no futebol, dentre elas: a maneira como humilhava os teimosos marcadores que ousavam tentar marcá-lo. Naquele momento este esforçado jogador que vos relata deixara se levar pela emoção das lembranças daquilo que viu do Rei, e ainda do que também não viu, mas que não diminuiu a idolatria pelo REI.
Senti ali, que não apenas eu era embebecido pelos causos do craque REInaldo. Os participantes da mesa do debate, todos de olhos lacrimejando, ficavam a fitar com sues inconscientes as lembranças do futebol de REInaldo.
Entretanto, o que mais me chamou a atenção fora a outra parte da vida de REInaldo, aquela que conhecia apenas de forma mostrada pela mídia, a quem só agora na velhice, aprendi a dar os descontos necessários.
Essa mesma mídia que a todo instante destrói vidas sem permitir que os envolvidos possam oferecer, pelo menos, o outro lado da história, agora concedia ao REI, embora sem saber, tenho convicção disso, a oportunidade de relatar suas verdadeiras experiências de vida.
E o Rei não decepcionou! Propiciou-nos por meio daquele relato, uma das lições mais ricas que um personagem da vida real poderia nos oferecer.
Não se pode olvidar aqui que o futebol é uma das formas universais de expressão da cultura, e aqui, alargando este conceito, por meio dela o ser humano se expressa. E qual a maior expressão do futebol? O GOL!
REInaldo comemorava o GOL com o punho cerrado levantado em posição vertical. Agora o que pouca gente sabia era qual motivo que levava o nosso herói a comemorar daquela forma o momento sublime de uma partida de futebol.
Para entendermos a mensagem passada pelo REI ao se expressar no momento de comemorar seus gols, se faz mister compreender que ele teve sua carreira meteórica no auge da Ditadura Militar, sendo preterido na Seleção Brasileira algumas vezes por atos como a mensagem que passava ao erguer seu punho cerrado.
Naquela época também surgira, um pouco antes da vida futebolística do REI, o Movimento de Defesa dos Direitos dos Negros Americanos denominado PANTERAS NEGRAS, que por muito tempo travou uma luta desigual contra aqueles que praticavam graves violências contra os negros, e que devido ao embate violento se transformou, no século XXI, apenas em um movimento que presta amparo e assistência aos negros, os quais continuam a sofrer as mais variadas e mutantes formas de violência.
REInaldo tinha conhecimento do fato e encampou a luta aqui no Brasil, estendendo ao movimento socialista que aflorava à época em razão do governo de opressão que ali se instalara, erguendo seu punho cerrado.
Não nos esqueçamos aqui que a realidade não mudou muito, nem lá, nem cá, haja vista que, embora os EUA tenham eleito recentemente o primeiro Presidente Negro, nunca se matou tantos negros naquele país como nos dias atuais. No que tange ao nosso País, salta aos olhos menos atentos uma nova espécie de Ditadura, agora com outros sujeitos, revigorada e mais virulenta.
A admiração pelo REI foi só aumentando! Se na atualidade a profissão de jogador já é vista com certa reserva, imagine como era expressar opinião contrária em pleno regime militar.
A atitude de REInaldo, nos mostra que, por mais distante que possa ser de um combate a tudo aquilo que oprime não apenas o individual, mas principalmente o coletivo, podemos naquilo que fazemos, sair da posição cômoda para mudar a realidade que vivemos.
Todavia, nosso REI não parou por ai. Agigantou-se enquanto ser humano e não fugiu das indagações fortes que lhe apresentaram. Falou sobre seus problemas com as drogas e sobre suas seguidas contusões, seus dois únicos marcadores, os quais conseguiram frear sua carreira espetacular.
Ao responder sobre as drogas, deixou a lição, embora os clichês das perguntas que já vinham com as respostas, não lhe dessem espaço. REInaldo insistia, com a força do punho cerrado, em afirmar que, diferente das respostas dadas pelo apresentador, usou drogas pensando que era mais forte que ela, quando na verdade não era!
A entrevista chegou ao seu clímax quando nosso REI falou de que forma seus filhos lidavam com as experiências negativas do PAI(obs: filho de Reinaldo escreveu a bioagrafia do PAI)! Com aquele jeito mineiro de ser lamentou o que fora por ele feito de errado, mas ao melhor estilo punho cerrado, desarmou os apresentadores quando confessou que seus filhos o tornaram uma pessoa melhor, e que nesse ínterim de tempo de sua vida tem se esforçado pra evoluir como ser humano, tendo a consciência de que não é a melhor das pessoas, embora não seja a pior delas!
Assim REInaldo encerrou sua participação naquele programa, para escrever um dos relatos mais ricos da complexa e ao mesmo tempo simples condição de ser humano, sendo apenas um de nós, cheio de virtudes e de defeitos, e que enxerga nos seus filhos uma nova oportunidade de ser uma pessoa melhor. OOBRIGADO REINALDO! REI DA VIDA REAL!





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10