O Maior Site de Notícias de Piripiri!
alt-97686e91a9.jpg CONTRA O M?TODO

Dr. George Mágno - (86) 9944.1825 magnogamrac@gmail.com

PUBLICIDADE
botao--6952.gif
botao--9784.gif
botao--1794.gif
botao-kingdon--6271.gif
botao--5125.gif
botao--5332.png
botao--1912.jpg
botao--1091.jpg
botao--6275.gif
botao--5108.jpg
botao-Borracharia-Central-5894.jpg
botao--9287.jpg
botao-park-village-5502.png
botao--6770.jpg
botao--9878.jpg
botao--7247.jpg
botao--7813.gif
botao-Raphael-Assuncao-1046.jpg
botao--8067.gif
botao--3147.gif
botao--6833.jpg
botao--7347.jpg
botao--1259.gif
botao--5090.gif
botao--7144.gif
botao--5110.gif
botao--9382.jpg
botao--134.jpg



Porque Contra o Método!



28/11/2014
motivo inspirador da coluna motivo inspirador da coluna

CONTRA O MÉTODO

A partir de hoje aceitei o desafio de poder explanar toda a minha inquietação sobre o conhecimento, algo típico de quem se formou em Direito e transitou no curso de Ciências Sociais, tendo ainda o prazer de ser aluno de grandes e verdadeiros mestres da valia do professor Benedito Carlos Araújo, Doutor em Sociologia e expressão epistemológica na Universidade Federal do Piauí.

Começarei então por explicar o nome da coluna CONTRA O MÉTODO. Nas aulas iniciais do Curso de Ciências Sociais fui aluno do professor Benedito Araújo na disciplina Teoria Sociológica, sendo obrigado, na época, por ele a ter que ler autores como Popper (Conhecimento Objetivo), Thomas Kuhn (A Estrutura das Revoluções Científicas), Chalmers (O que é Ciência Afinal), Morin (Ciência com Consciência), dentre outros espetaculares homens do saber!

Tive três meses de muito sofrimento porque o agora amigo queria que no final da disciplina explanasse uma aula sobre todos os gigantes gênios do saber acima descritos! Essa foi minha condenação inicial que recebi por ser “CONTRA O MÉTODO” do então ministrante da disciplina e ter me recusado a me enquadrar em grupos distribuídos pelo nobre educador!

Nunca sofri tanta na minha vida! Mas o que se apresentou como uma leitura chata tornou-se, a posteriori, uma das maiores viagens ao conhecimento que um sonhador aluno universitário poderia realizar! Na verdade só depois fui descobrir que aquela pena inicial dada a mim era uma grande lição de vida e autoconhecimento propiciada por aquele que estava preocupado como minha inquietação acadêmica!

Li todas as obras e até que me sai bem na hora de explanar sobre os mesmos, embora a minha imaturidade científica dificultasse transmitir aos colegas toda a beleza literária apresentada a mim naquele momento. Gostei na verdade de tudo, desse novo mundo que começava ali a conhecer, o verdadeiro conhecimento! Entretanto, a identificação de logo foi com Paul Feyerabend, autor do livro CONTRA O MÉTODO! Penso que talvez pelo nome sugestivo “CONTRA”, algo normal de um aluno inquieto e de formação religiosa, que estava no final do curso de Direito e começando o de Ciências Sociais!

Fazendo um breve resumo da imensa obra de Feyerabend, este pregava que a Ciência não pode ser escrava de um método único! Grandes pensadores e contribuintes para a humanidade foram formados fora do ciclo fechado da academia, justamente porque estavam fora daquela fórmula antidemocrática de se produzir conhecimento! Einstein, por exemplo!

Devido a isso o revolucionário escritor( Feyerabend) pugnava pela anarquia no conhecimento. Assim é que foi orientador de Popper, mas o rotulava como racionalista, embora reconhecesse a contribuição daquele com sua interessante tese sobre o falsificacionismo (tema que iremos tentar elucidar para os nossos leitores).

Hoje na velhice precoce dos meus quarenta anos continuo com aquela ideia do velho e bom Feyrerabend, de questionar tudo aquilo que nos se apresenta pronto! E é esse pensamento que iremos aqui defender quando o assunto for de que maneira por meio do conhecimento, possamos ser agentes transformadores da nossa sociedade!

Agradeço ao amigo proprietário do portal a oportunidade e finalizo por aqui citando um dos nossos mestres inquietos do saber Tom Zé: “Prefiro ser sempre um andróide com defeito de fabricação”





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10