Facebook é realmente Seguro? Os Problemas do Facebook

O Facebook, a maior rede social do Planeta

05/01/2014

O Facebook, a maior rede social do Planeta em número de usuários, alega ter em seus cadastros o registro de mais de 400 milhões de contas de acesso ao seu sistema. Mas muitas pessoas tem alegado que o Facebook não é tão seguro quanto deveria ser, se considerarmos o total potencial de mais de 400 milhões de futuras potenciais-vítimas que lá residem, seja de invasão de privacidade, marketing não-autorizado (vulgo SPAM), ou até mesmo ao sequestro e uso indevido das conta de acesso de terceiros.

De acordo com Joan Goodchild, editor sênior da CSO (Chief Security Officer) Online, o Facebook está longe de ser considerado seguro para seus usuários. Ele afirma que sua privacidade corre grande risco nesta rede social, desde o momento em que você efetua seu acesso via login. Isso só de contar as constantes “gafes” de segurança, e aos esforços de marketing da empresa.

E o Facebook esteve sobre “fogo-cerrado” esta semana, quando aproximadamente 154 organizações de proteção à privacidade dos consumidores apresentaram uma queixa para a Comissão Federal de Comércio (no inglês, Federal Trade Commission) norte-americana, alegando que o serviço de rede social, entre outras coisas, manipula as configurações de privacidade para tornar acessíveis para uso comercial as informações pessoais de seus usuários cadastrados. Além disso, alguns usuários dessa rede social encontraram seus chats privados acessíveis para qualquer pessoa de sua lista de contatos.

E esta, realmente, foi a maior brecha de segurança já encontrada no Facebook, desde a sua criação. E muitos usuários desta rede social questionaram a empresa, para saber o quão seguro realmente eram seus serviços na Internet.

Goofchild volta a afirma que não há mecanismos de proteção suficientes nesta rede social para garantir a privacidade e a segurança de seus usuários. Ela estava presente no “The Early Show on Saturday Morning” quando citou o que seriam consideradas os cinco perigos do Facebook: Informação sendo compartilhada por terceiros, a cada redesign do site as configurações de privacidade são retomadas automaticamente ao modo padrão, os anúncios veiculados no Facebook podem conter malware, os amigos de sua lista de contatos podem torná-lo vulnerável e, os Scammers conseguem criar profiles falsos nesta rede social.

Porém, mesmo com todos esses problemas expostos e re-expostos, o Facebook está longe de perder toda a sua atual popularidade, e ainda demonstra sinais de constante crescimento, não somente em número de usuários como em uso. Aparentemente todos esses problemas ainda não conseguiram incomodar um número considerável de seus usuários, ou mesmo, todas as supostas falhas de segurança, ou não são tão perigosas assim, ou ainda não se conseguiu seu uso em massa, o que prejudicaria milhões de usuários instantaneamente. Um verdadeiro efeito dominó.

Brechas de segurança existem em todos os cantos dos serviços digitais, e no Facebook isso não seria diferente. Mas parece que os problemas nessa rede social estão aparecendo de forma muito regular. E para uma rede social de uso constante e diário, o perigo potencial só aumenta para seus usuários.

O interessante é que muitos (inclusive o mercado) consideram o Facebook uma empresa jovem, criada há apenas poucos anos. Mas mesmo com tão pouco tempo de mercado, o sucesso chegou muito rápido para esse empreendimento. E com o sucesso vem os problemas. Tendo a maior porcentagem de usuários de redes sociais na Internet, a empresa também se transforma em alvo do mercado, dos usuários, e principalmente dos crackers, que parecem ter tempo livre suficiente para atacarem essa rede social, já que as chances de sucesso em seus crimes é muito maior se exploradas em serviços com muitos usuários.

Fonte: Under-Linux
Paulo texzem





O VÍRUS QUE ESTÁ INVADINDO TODOS OS COMPUTADORES !

Vírus é capaz de alterar boletos gerados na web e desviar os pagamentos.

20/04/2013

Praga que tem circulado no Brasil se destaca por também atuar no mundo offline, já que modificação do código continua mesmo com o documento sendo impresso.
O site Linha Defensiva, especializado em segurança, alerta para o perigo de uma nova e inteligente praga virtual no Brasil. Em publicação desta manhã (15), o portal revela que o malware é capaz de alterar a numeração da linha digitável de boletos bancários acessados pelos navegadores, desviando o destino de pagamento.

Como funciona

A fraude foi muito bem planejada pelos criminosos. Primeiramente, o vírus verifica a presença de softwares de segurança dos bancos e tenta removê-los. Como se isso não bastasse, o invasor desabilita o firewall do sistema operacional, efetua uma cópia de si mesmo com um nome qualquer e configura esse “desmembramento” para ser iniciado junto com a inicialização do computador.
Depois de se infiltrar no SO, a praga permanece monitorando as atividades realizadas no PC e detecta quando um boleto é aberto no browser. Ao perceber esse tipo de atividade, ele altera a numeração do documento e corrompe o código de barras, obrigando que a transação seja efetuada pelo primeiro recurso — o qual foi alterado para encaminhar o pagamento para uma conta fraudulenta.
Dessa forma, o grande problema é que mesmo ao imprimir o boleto você não escapará do golpe. Assim, até mesmo quem não utiliza o internet banking está suscetível a cair nessa armadilha. Na galeria de imagens abaixo, você pode conferir exemplos de boletos maliciosos.

Aprenda a se defender

A nova linha digitável aplicada pelo vírus não altera os dados legíveis do boleto, como valores, datas de vencimento ou nomes e logos dos bancos, dificultando a percepção da fraude. Além disso, o golpe não funciona a partir de um site ou navegador específico, o que permite a praga atuar com documentos de pagamento gerados a partir de qualquer instituição financeira.

Para se defender dessa ameaça e identificá-la o mais rápido possível, o Linha Defensiva fornece algumas dicas importantes:

Ao ser corrompido, o código de barras fica com espaços em branco. Esses buracos são os responsáveis pelo erro de leitura pelos caixas eletrônicos ou aplicativos baseados no QR Code, por exemplo;

As numerações modificadas das linhas digitáveis dos documentos são sempre parecidas. Assim, se ao emitir mais de um boleto você perceber um número muito similar, abra o olho;

Por fim, os logos dos bancos nem sempre correspondem aos seu correto código de identificação.

FONTE: TECMUNDO
"PAULO TEXZEM"





Facebook começa 2013 com mudanças

A cada dia o Brasil cresce em usuários no Facebook. Segundo dados da consultoria da quintly,

25/01/2013

somente em dezembro foram 2,4 milhões de brasileiros a aderirem à rede! Os Estados Unidos ainda estão na frente, com 168,8 milhões de cadastrados, o Brasil vem em segundo com 84,6 mi, seguido por Índia e Indonésia, que têm 62,6 mi e 51,4 mi, respectivamente.

Na tentativa de facilitar ainda mais a utilização por parte dos usuários menos experientes, aos poucos, o Facebook está liberando mudanças para o layout da Linha do Tempo. Os moradores da Nova Zelândia foram os primeiros a receber a mudança.

O novo modelo propõe uma forma mais simples e limpa de exibir a Timeline. Agora apenas a coluna da esquerda será ocupada por histórias, mensagens de amigos e post compartilhados pelos usuários, além de ocupar um espaço maior, referente a cerca de 60%. A coluna da direita será reduzida a 40% e ficará apenas com informações adicionais, incluindo seções como álbuns de fotos, mapas e páginas curtidas que antes se encontravam na linha superior.

Com isso, fica muito mais fácil encontrar o que realmente interessa na rede social. Não há previsão de quando todos os perfis serão atualizados, mas se especula que isso não demore mais do que uma semana.

Correndo na contramão das singelas mudanças na timeline, o diretor de arte australiano Fred Nerby propôs em seu portfólio uma mudança mais drástica no design da rede social.

Nerby propõe uma experiência que visivelmente referencia o sistema de “tiles” introduzido pelo Windows Phone 7.5 e consolidado no Windows 8.

O conceito não apresenta uma versão funcional, mas pelas imagens e pelo vídeo apresentados no portfólio do designer, percebe-se um alto foco em design responsivo trabalhando em conjunto com menus principais fixos no topo da página e menus dinâmicos vindo das laterais. O design também explora com mais afinco o azul característico do Facebook, e utilizando imagens de grande resolução em muitas das páginas. O tamanho de boches, imagens e links mostram claramente o foco na utilização em telas touchscreen, assim como o Windows 8.

E você, aprovou essas simples mudanças do Facebook ou preferiria um layout mais trabalhado como o sugerido por Nerby?

Com dados de: Info, TecMundo, Olhar Digital, Exame e Behance.

Paulo texzem





Adobe libera Photoshop e softwares CS2 de graça e site até sai do ar [atualizado]

Pacote de programas pode ser baixado com uma conta de membro do site.

08/01/2013

ATUALIZADO

A Adobe, por meio de uma postagem em seu fórum, confirmou que tudo não passou de um má interpretação da mídia. Ela não está disponibilizando a versão CS2 de graça, mas sim removendo a ativação necessária para que os atuais donos de cópias licenciadas reinstalem o software. Ou seja, você só pode baixar legalmente se já tiver uma chave de registro válida.

Notícia original

O Photoshop CS6 tem efeitos incríveis e atualizações que fazem a alegria de qualquer editor de imagens, mas custa caro. Se você não liga em utilizar uma versão um pouco mais antiga – e gratuita – do programa, corra: a Adobe resolveu liberar o serviço e todo o pacote CS2 sem custo algum nesta página.

A lista de aplicativos só tem veteranos com cerca de dez anos de vida, mas esse é um ótimo negócio para quem sempre quis ter uma cópia legal dos programas. São os seguintes:

Adobe Creative Suite CS 2

Acrobat 3D

Acrobat Standard 7.0

Acrobat Pro 8.0

Audition 3.0

GoLive

Illustrator

InCopy

InDesign

Photoshop

Photoshop Elements

Adobe Premier Pro

No momento em que esta notícia é publicada, a página está fora do ar, possivelmente devido ao alto número de acessos – uma navegação lenta já havia sido registrada mais cedo.

fonte - TecMundo
Paulo Texzem





05/12/2012

O Facebook anunciou nessa quarta-feira (05) novos números relacionados ao uso do site e aplicativos móveis com integração com a rede social. A empresa afirmou que já existem mais de 350 milhões de apps com 1 milhão de usuários ativos em cada um deles. Além disso, há cerca de 200 mil aplicativos para iOS e Android que são integrados com a rede social de Mark Zuckerberg , incluindo 9 dos 10 melhores aplicativos da loja de app da Apple.
Para efeitos de comparação, o Facebook em agosto revelou estar presente em 8 dos 10 melhores aplicativos da App Store. Sendo que em junho o programa estava em sétimo lugar. São mais de 251 milhões de usuários dos games da rede social e 220 milhões de pessoas que visitam o App Center (central de aplicativos da maior rede social do mundo).
Também foi revelado que mais de 45% dos 400 melhores aplicativos para iOS utilizam o SDK do Facebook, o que nos mostra a influência da rede social no segmento móvel. A empresa se mostrou muito satisfeita com os resultados levantados e se autodenomina como “bloco de construção social” para outros serviços de apps móveis como Shazam, Pinterest, TripAdvisor, Kobo, etc.
A série de novos dados sobre o crescimento e desenvolvimento da empresa no mundo não parou por aí. De acordo com as informações dadas hoje, Paris é a segunda cidade em número de desenvolvimento de apps, seguida de San Francisco.

fonte: TechCrunch
Por Paulo texzem





01/12/2012

Em sua 17ª edição, . Eleita pelo Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal flutuante do mundo, ela já é a principal tradição de Natal carioca. Mas para fazer a mágica acontecer, cerca de 1200 pessoas estão envolvidas no projeto, além de muita tecnologia.
Neste ano, a árvore possui 3,1 milhões de microlâmpadas. Por incrível que pareça, essas lâmpadas são iguais às disponíveis em lojas para o consumidor decorar sua casa. “São as mesmas lâmpadas que a gente encontra no Saara”, explica Nelson Drucker, Diretor Geral da BackStage, empresa responsável pela Montagem da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, referindo-se ao famoso centro comercial popular do Rio de Janeiro. “A gente usa alta tecnologia para reproduzir a árvore de casa”, acrescentou.
Já os efeitos de luz são garantidos por 120 mil metros de mangueiras luminosas, que compõem a cenografia, 2100 estrobos, para os efeitos de estrelas e 100 refletores de LED RGBW. Segundo Omar Jacob, diretor da empresa Mil Geradores, responsável pelo fornecimento de energia da árvore, o uso de sistemas com LED diminuiu o consumo de energia em 20% e garantiu o dobro de luminosidade. “O visitante vai ter muito mais nitidez ao ver a árvore”, afirmou.
Toda essa estrutura é viabilizada por seis geradores embarcados que totalizam uma potência de 2500 kW, o que é capaz, por exemplo, de fornecer energia a aproximadamente 1500 salas de aula com ar condicionado ligado. Os aparelhos, importados da Suécia, são alimentados por biodiesel. O tanque de combustível, que fica também no interior da árvore, é o mesmo utilizado em plataformas de petróleo.
O áudio, por sua vez, é feito por um Carrilhão Eletrônico, uma espécie de sino importado da Itália. Ele vai executar os sons das badaladas, além da música-tema da árvore. Sinais eletrônicos foram programados para impulsionarem as cornetas para os sons serem ouvidos das margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Jogos de luz são programados
Neste ano, a Árvore de Natal, com o tema “Todos os Natais do Mundo”, mostra as estações do ano. As transições de luz ocorrem automaticamente. Com o uso de um PLC (Programmable Logic Controller, controlador lógico programável em português), os desenvolvedores criam critérios de programação que controlam remotamente os geradores para o jogo de luz. Esses dados são armazenados e depois salvos em um notebook comum.
As ordens de programação são enviadas para aproximadamente 1000 canais de iluminação que agem de maneira independente. Isso possibilita a liberdade artística do cenógrafo, que pode brincar com as luzes, e também garante maior segurança ao funcionamento do sistema. “Se um gerador der problema, o público não percebe por causa dessa redundância”, explica Omar Jacob. Os engenheiros e técnicos monitoram o funcionamento de cada gerador também por meio de um software no computador.
Mas para tudo isso acontecer alguém tem que dar a largada e ligar os disjuntores. O operador de iluminação Antônio Bezerra é o responsável por ligar os racks e ativar os canais de iluminação. “Se às 19h30m eu não apertar o botão, nada acontece”, garante. Depois o processo é todo automatizado e a equipe permanece na árvore para garantir a segurança e resolver eventuais problemas. Mas o propósito dos envolvidos é um: “A ideia é tentar trazer alegria para quem assite”, complementa Antônio.

Paulo Texzem
(Foto: Maria Eduarda/TechTudo)





Carro do Google Street View para em local proibido em frente ao Detran-RJ

Leitor filmou o momento em que o veículo foi rebocado pela prefeitura. Segundo o internauta, outro carro da empresa cometeu a mesma infração.

31/10/2012

Um dos veículos do Google que faz o registro de imagens para a ferramenta Street View foi rebocado na terça-feira (30) por estacionar em local proibido. O carro estava parado na Rua Santa Luzia, em frente a um posto do Detran no Rio de Janeiro.
O flagra foi feito pelo leitor Rodolfo Righi. “Estava realizando a vistoria do meu carro e, no momento em que aguardava o processo, percebi que o trânsito havia sido parado. Logo em seguida, dois reboques apareceram para buscar dois carros do Google que estavam estacionados em local proibido”, relata o internauta. “Apenas um foi rebocado, pois os funcionários conseguiram retirar o outro antes da chegada do reboque”, completa.
Carro do Google Street View foi rebocado por parar
em local proibido no Rio.
Nota da Redação: a Secretaria Especial da Ordem Pública do Rio de Janeiro, que faz o reboque de carros estacionados de forma irregular, não forneceu detalhes sobre a ocorrência. Já o Google enviou um comunicado por meio de sua assessoria de imprensa e justificou a infração. "O Google informa que, levando em conta a quantidade de horas que os diversos carros do Google Street View rodam pelas vias brasileiras para registrar imagens das cidades, entende que multas de trânsito infelizmente fazem parte do processo e servem ao aprendizado", diz o texto enviado ao G1.
Atualmente, a frota de veículos que fazem a captação de imagens para o serviço no Brasil é de mais de 80 carros, segundo o Google. A Rua Santa Luzia já foi mapeada, mas, segundo a empresa, os carros “repassam em locais que já estão disponíveis com a finalidade de aumentar a qualidade das imagens”.

fonte - G1
Paulo texzem





EM PRIMEIRA MÃO ( TuneUp Utilities ) VERSÃO DE TESTE

O aplicativo TuneUp Utilities otimiza e deixa o seu PC mais rápido

30/10/2012

TuneUp Utilities é um conjunto de ferramentas de otimização que promete solucionar problemas do Windows. Disponível gratuitamente para testes, ele aumenta a performance do sistema e revitaliza sua máquina.

O programa integra as funções de manutenção do sistema, aumento de desempenho, correção de problemas e personalização do Windows. A partir de uma interface simples e amigável.

TuneUp Browser Cleaner
A nova versão TuneUp Utilities 2013, traz melhorias para o seu Windows. Agora você remove rapidamente vestígios de mais de 25 navegadores garantindo assim mais proteção.
Com esta função, você limpa a memória intermediária dos endereços consultados, cookies, URLs, senhas memorizadas, banco de dados entre outras opções.

TuneUp Disk Cleaner
Outra novidade é a limpeza de arquivos desnecessários de mais de 150 programas. Assim, você aumenta espaço no disco rígido, evitando o surgimentos de erros e lentidão no Windows.
Em poucos cliques você exclui os lixos que surgem automaticamente ao usar o PC e melhore o desempenho do seu computador.

TuneUp Otimização em Tempo Real
O TuneUp Utilities 2013 traz também a versão 2.0 deste serviço. Esta função impede que programas em segundos consumam muito recurso do sistema e os coloca no modo “standby”.
Isso faz com que os programas mais importantes não tenham o desempenho diminuido e que, mesmos os computadores sobrecarregados, consigam um bom resultado.

Modo “Economy”
O Modo Economy promete aumentar em até 30% a vida útil da bateria. Com essa função, o usuário decide quais dispositivos e quais programas executados em segundo plano deseja desligar.

Program Deactivator
A ferramenta “start-stop” do Program Deactivator, outro recurso do software, diminui o carregamento gerado no PC pelo excesso de programas. A proposta é que seu computador fique mais leve e rápido. Ele também reduz o tempo necessário para a inicialização do Windows.
A interface do programa também foi alterada, permitindo uma navegação mais rápida e dando acesso mais prático às ferramentas disponíveis. E um conjunto com mais de 30 ferramentas integram o TuneUp Utilities.

Status e Recomendações
A função “Status e Recomendações” mostra o andamento da otimização durante os processos e informa se há algum problema para concluí-lo.
Em “Ganho de espaço em disco” o Tuneup Utilities, limpa os arquivos da lixeira para que o seu computador tenha mais espaço no disco rígido.

Corrigir problemas
Na guia “Corrigir problemas” (Fix Problems) o programa restaura arquivos deletados sem querer do computador e confere configurações erradas em drivers, privacidade, segurança e do espaço em disco rígido.

Programs-on-Demand
O “Programs-on-Demand” ajuda a desativar os aplicativos menos usados ao invés de deletá-los, o que permite mais desempenho na máquina, afinal você não vai usar os programas inativos. Como o recurso não deleta os programas, caso queira voltar a usá-los, basta que devolva prioridade para que o sistema retome as atividades do programa e ele volte a funcionar, como antes.

Modo Turbo
O “Modo Turbo”, a novidade é para os usuários adeptos a jogos virtuais. O desempenho do Tuneup Utilities faz com que o PC corresponda às exigências de games, que normalmente carecem de máquinas superpoderosas para funcionar. São 70 processos (entre tarefas e agendamentos do Windows 7, Vista e XP) deletados com apenas um clique nessa versão, contra 10 da antiga. O recurso permite ao PC atingir sua velocidade máxima enquanto os usuários trabalham e jogam.

Tela de visão geral de todas as funções
Há ainda a “Tela de visão geral de todas as funções”, opção que exibe as funções do programa através de um atalho do Windows. Em um clique é possível descobrir o que pode ser feito nas configurações do Tuneup ou mesmo acessar suas funções.

Melhorias e avisos para otimização estão disponíveis em “Status de Tuning”, que exibe todas as otimizações e também as próximas a serem feitas. Para garantir que a decisão dos usuários em excluir programas desnecessários seja feita com sucesso, há a “Função de avaliação para programas”, que ajuda a avaliar os programas que estão na lista negra do usuário. O recurso interfere emitindo “opiniões” sobre os softwares que podem estar pondo o PC em risco.

Manutenção do sistema
Para manter a boa saúde do PC, é preciso fazer uma manutenção regular do sistema. Esse tipo de processo, quando feito manualmente, pode ser demorado e muito desgastante para o usuário. Por essa razão, os cuidados com a manutenção são muitas vezes deixados de lado. Mas o TuneUp Utilities promete tornar esse processo mais simples, utilizando apenas um clique.
As ferramentas específicas de manutenção do programa são as seguintes: otimizar inicialização e encerramento do sistema (Optimize system startup and shutdown), desfragmentar discos rígidos (Defragment hard disks), remover atalhos quebrados (Remove broken shortcuts), desfragmentar registro (Defragment registry) e limpar registro (Clean registry).

Aumento de Desempenho
Seja para trabalhar ou divertir-se, um bom desempenho do sistema faz toda a diferença. O software promete também identificar programas que são pouco utilizados, encurtar processos de inicialização e eliminar arquivos inúteis de seu computador.
São cinco as ferramentas disponíveis por TuneUp Utilities para garantir um melhor desempenho de sua máquina: Aumentar o espaço em disco (Gain disk space), Configurar a inicialização do sistema (Configure system start), gerenciar programas instalados (Display and uninstall programs), Otimização automática (Configure Live Optimization) e Modo Turbo (Turn on Turbo Mode).

Personalização do Windows
Na seção de personalização, o programa oferece recursos que podem dar um novo visual ao seu Windows, imprimindo sua marca pessoal no sistema. É possível modificar o visual da sua área de trabalho, planos de fundo, ícones, menus e muito mais. Além de modificar a aparência, TuneUp Utilities pode modificar o comportamento de vários aplicativos, deixando-os sob medida para o usuário.

Outras funções
Além de todas essas ferramentas apresentadas, o programa conta ainda com mais recursos, localizados na janela More Functions. Nessa guia, você irá encontrar funções como criação de relatórios de otimização (Show optimization report), desfazer alterações (Undo changes), verificação de atualizações (Check for updates), exibição de dados do sistema (Show system information), exclusão de dados permanentemente (Permanently delete data) e edição de registro (Edit registry).

fonte - TechTudo Notícias
Paulo texzem





30/10/2012

A assessoria da Microsoft informou nesta terça-feira (30) que vai reembolsar os clientes que adquiriram a versão para download de atualização do Windows 8 Pro pelo valor equivocado de R$ 83,98, acima do preço promocional anunciado, que era de R$ 69.
De acordo com a Microsoft, os consumidores que pagaram o valor vão receber seu dinheiro de volta e continuarão com a licença do Windows 8 Pro.
O reembolso será feito pelo mesmo método de pagamento escolhido no momento da compra, até o fechamento da próxima fatura – no caso de pagamento via cartão de crédito – ou em até 30 dias – se via PayPal.

fonte - TechTudo Notícias
Paulo texzem





Samsung adia novamente a fabricação em massa de displays flexíveis

Problemas no processo de produção da tecnologia forçaram a empresa a reformular novamente seus planos.

01/10/2012

Quem esperava ver a estreia dos displays flexíveis da Samsung no Galaxy S4 vai ficar desapontado com o mais recente anúncio da empresa. No último sábado (29 de setembro), a empresa revelou que vai ter que adiar a produção da novidade devido a problemas em suas plantas de fabricação.
A expectativa é que as novas telas só comecem a ganhar espaço a partir de 2013, quando a companhia finalmente conseguir resolver seus problemas internos. Até o momento, não se sabe como a novidade vai ser implementada na construção de dispositivos: embora ela permita brincar com o formato de smartphones e tablets, uma mudança radical de design desse tipo de aparelho poderia espantar os consumidores.
A principal vantagem da tecnologia criada pela Samsung não é exatamente a flexibilidade das telas, mas sim o fato de que elas são virtualmente indestrutíveis, além de serem mais leves e finas do que as opções disponíveis atualmente no mercado. Rumores envolvendo a aplicação das novas telas não são exatamente novidades, e houve quem apostasse que o Galaxy Note 2 já contaria com o novo recurso — informação que foi prontamente desmentida pela companhia durante a apresentação oficial do produto.

Sonda Curiosity chega a Marte e dá início às missões da NASA no Planeta Vermelho

Pelos próximos anos, a sonda-robô será utilizada para missões de reconhecimento e análise da superfície marciana.

06/08/2012



Se em 1969 o mundo parou para ver os norte-americanos da NASA pisando em solo lunar, nesta madrugada foi a vez de fazer o mesmo com o Planeta Vermelho. Ainda não é uma missão tripulada, mas a sonda Curiosity chegou a Marte e a partir de agora será responsável pela captura de imagens incríveis e, principalmente, pela coleta e análise de amostras de rochas e outros materiais que podem ser encontrados por lá.

Pouso em superfície marciana

No dia 26 de novembro de 2011, a Curiosity foi lançada da Terra em direção a Marte. Foram mais de 250 milhões de quilômetros entre os dois planetas até que o pouso fosse realizado na madrugada desta segunda-feira. Segundo o G1, até que o pouso fosse efetivamente concluído, ocorreram o que os cientistas chamam de “sete minutos de terror”. Isso aconteceu porque a atmosfera de Marte é diferente da terrestre, deixando o pouso mais arriscado.
A NASA revelou que a entrada no planeta ocorreu com velocidades próximas aos 20 mil km/h, o que torna a desaceleração bem complicada. Felizmente, não houve qualquer dano à sonda-robô Curiosity, que agora pode prosseguir com suas tarefas comuns. No vídeo acima deste parágrafo, você pode conferir a comemoração dos cientistas da NASA que estavam no Jet Propulsion Laboratory.

Missões da Curiosity

A sonda-robô terá vários objetivos a serem realizados durante sua “estadia” em Marte. Um dos principais é avaliar solo e condições climáticas para que os cientistas consigam saber se há chances de o Planeta Vermelho abrigar alguma forma de vida – ou mesmo se isso foi possível em algum momento do passado. Isso inclui a descrição completa e detalhada da geologia marciana.
Também é de extrema importância que os cientistas consigam dados mais completos acerca da influência da água no desenvolvimento do planeta, assim como identificar as fases do ciclo que atualmente ocorre com a água que existe lá. Por fim, a Curiosity deve detectar níveis e fontes de radiação que existem na superfície – o que será essencial para que as respostas às perguntas anteriores sejam encontradas.
A primeira fase do projeto dura pouco menos de dois anos, mas a sonda deve ficar por mais alguns anos (estima-se uma década) rastreando a superfície de Marte. É com base nisso que os cientistas da NASA e diversos outros laboratórios poderão afirmar se realmente existiu vida em Marte. Isso seria essencial para encontrarmos a resposta para uma das perguntas mais antigas da humanidade: “Estamos realmente sozinhos?”.

Qual a fonte de energia da sonda?

Ao contrário do que aconteceu com as sondas anteriores à Curiosity, a mais nova habitante de Marte não é movida por painéis solares. No lugar deles, a sonda-robô possui geradores de plutônio, que possuem capacidades para fornecer a energia necessária para pelo menos 14 anos. Com isso, o veículo da NASA tem garantida a energia necessária para a missão.

A primeira foto da Curiosity

Pouco depois da confirmação da chegada a Marte, também foi recebida uma fotografia que havia sido retirada do solo marciano. A imagem foi feita por uma câmera traseira – a mesma que será utilizada para garantir que não ocorra nenhum acidente com a Curiosity nos momentos em que ela estiver percorrendo o planeta.
Ainda trata-se de uma fotografia de baixa resolução, pois vai demorar cerca de uma semana até que a primeira imagem panorâmica em alta definição seja enviada até os computadores da NASA. Quando isso ocorrer, tenha certeza de que o Tecmundo publicará o resultado para todos os apaixonados por ciência e astronomia.

Dell lança no Brasil o Inspiron 14z, seu ultrabook baixo custo

A partir de R$ 2.199, o ultrabook Inspiron 14z tem alguns pontos fortes e outros nem tanto, se posicionando como uma opção baixo custo.

23/07/2012

Já está à venda no Brasil o Inspiron 14z, segundo ultrabook da Dell a desembarcar no país. Mais simples que o XPS 13 e, em decorrência disso, bem mais barato, o portátil traz diversas configurações com preço a partir de R$ 2.199.

O que chama a atenção no Inspiron 14z, além do preço, é ele já vir com processadores Intel Core de terceira geração (Ivy Bridge), sistema de som todo pomposo criado em parceria com a Waves e a Skullcandy e, em algumas configurações, trazer placa de vídeo dedicada da AMD (Radeon 7570M).

Ele tem, porém, alguns detalhes meio estranhos para um ultrabook, como espessura no limite da “grosseria” (21 mm), gravador de CD/DVD e um HD convencional de 500 GB que é ajudado por um SSD humilde, de 32 GB. Conta, ainda, com porta Ethernet, que fica protegida por portinholas, tal qual as demais (incluindo duas USB 3.0).

Com tela de 14″ (essa você já tinha adivinhado) e peso de 1,87 kg, é um ultrabook mais acessível. A configuração de R$ 2.199 não vem com a placa de vídeo da AMD e é equipada com um Core i3, mas desfruta das outras vantagens da família. E das desvantagens também, como o Windows (7, upgrade para o 8 garantido) aparentemente entulhado de software da Dell e parceiros. Se os R$ 3.800 do XPS 13 lhe parecerem salgados, com bem menos que isso dá para pegar o Inspiron 14z mais parrudo, com Core i7 e 8 GB de RAM.

GRÁTIS para quem gosta!!!

Curso Informática Básica

27/05/2012

LINGUAGEM DO PC

Como seu PC interpreta o que você digita

12/05/2012
Dados Lógicos binários Dados Lógicos binários

Você com certeza já deve ter ouvido falar em Aristóteles.
- Filósofo Grego, aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande. Mestre e dominador de todas as matérias que nos cerca assim como estudantes de filosofia moderna.
E o que tem haver Aristóteles nessa história?
É apenas o criador da Lógica, afinal! Que processo você leitor acha que o computador faz para interpretar os dados de uma máquina?
Graças a esse grande filósofo, hoje utilizamos equipamentos assim como esse na qual utiliza para leitura dessa matéria.

- O computador trabalha com uma linguagem bastante simples. Como se trata de um sistema eletro-eletrônico uma das formas mais simples de comunicação é através de pulsos elétricos. Assim, o computador trabalha com duas variáveis, 1 e 0 que significam ligado (1) e desligado (0).

Este sistema é conhecido como sistema binário, ou seja, são apenas dois dígitos que compõem os dados. O menor fragmento de dados usado é o Bit, que vem do inglês Binary Digit. Logo, um Bit significa ou ligado ou desligado, 1 ou 0.

Entretanto 1 bit não não constitui um dado, tampouco um arquivo. A menor unidade de dado armazenável é o byte. Um byte representa um caractere armazenado no computador.

Então qual a diferença entre bit e byte?

Para representar um conjunto completo de caracteres e algumas teclas de comando, como o enter e esc, é necessário um conjunto de 256 caracteres. Ou seja, para representar todas as letras (a,b,c,d…), números (1,2,3,4…), símbolos (%,¨,*,$…) e teclas de comando (esc, enter…) essenciais é necessário um espaço para 256 itens, caracteres.

Como representar através de 2 dígitos cada um dos 256 itens?

Para que com apenas 2 dígitos consigamos representar unicamente (cada item deve ter uma representação única) precisamos de no mínimo 8 dígitos combinados (1 ou 0). Sendo assim, um byte possui 8 bits.



Um abraço...
(Eduardo Oliveira Moreira)

Homem voador faz turismo nas alturas pelo Rio de Janeiro

Com motores e até asas, suíço contornou o Corcovado em voo de 11 minutos.

04/05/2012



Quem olhou para o céu do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (03) teve uma surpresa: um corpo estranho voava próximo do Cristo Redentor, dando voltas e fazendo acrobacias pelo cartão postal da capital carioca. Não era um OVNI, um animal ou um fenômeno sem explicação, mas um suíço maluco que resolveu voar com seu equipamento de voo.

Trata-se de um dispositivo que lembra o formato de um avião de papel, mas é de fibra de carbono e voa impulsionado por quatro motores, acelerados por um controle que fica na mão do piloto. O salto de helicóptero foi na Lagoa Rodrigo de Freitas, outro ponto turístico do Rio.

O voo, que durou 11 minutos, terminou em segurança nas areias de Copacabana. Yves “Jetman” Rossy, que já foi notícia várias vezes no Tecmundo, está acostumado a fazer desafios parecidos, como atravessar o Grand Canyon, e está em uma turnê por várias cidades do mundo, sempre para conhecê-la do alto.

Fonte: YouTube, BBC

Paulo Texzem

Págs.: 1 2 3 4